Páginas

11/01/2022

Seção Colunistas da Folha da Cidade estreia hoje com o cientista Helinando P. de Oliveira

A Folha da Cidade Online inicia hoje a seção de colunistas, e quem abre com o primeiro artigo é o cientista Helinando Pequeno de Oliveira, professor titular da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e membro da Academia Pernambucana de Ciências (cadeira nº 19).

Esse recifense apaixonado pelo Sport não pensou duas vezes quando em 2004 trocou a capital pernambucana pela cidade de Petrolina, no extremo sudoeste do estado.

De lá para cá, como professor, pesquisador e cientista da Univasf tem se dedicado à interiorização e popularização da Ciência. Uma missão imprescindível na luta pela inclusão social na universidade brasileira.

Não à toa, Helinando recebeu recentemente da Câmara de Vereadores o título de Cidadão Petrolinense. O autor da proposição, vereador Gilmar Santos (PT), classificou como "relevantes e inestimáveis" os serviços prestados pelo pesquisador à comunidade científica.

Engenheiro Eletrônico, Mestre e Doutor em Física pela Universidade Federal de Pernambuco, com pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology- Estados Unidos, Helinando Oliveira coordenou na Univasf o programa de pós-graduação em Ciência dos Materiais nos primeiros anos de implantação (2007-2011) e foi pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e inovação, entre 2012 e 2016.

Orientou mais de 30 mestres e 10 doutores desde 2004 e desenvolve pesquisa em nanotecnologia, com matéria prima até então descartada, como resíduos agrícolas, casca do ovo e pele da tilápia, alcançando soluções a partir de recursos da caatinga.

Um trabalho que lhe rendeu conquistas. São 15 patentes registradas no INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial, com soluções como desinfetantes hospitalares e curativos inteligentes.

Helinando soma-se aos demais companheiros e companheiras membros desta rede democrática de colunistas da Folha da Cidade Online, nesta que será uma jornada de produção contínua de conteúdos para debates, análises e reflexões, tão necessárias ao nosso tempo, nesta região.

Seja muito bem-vindo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário