Marcelo Ribeiro é professor da Univasf (Foto: arquivo pessoal) |
Graduado em Psicologia e doutor em Ciências da Educação, Marcelo é professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e editor da Revasf - Revista de Educação do Vale do São Francisco.
Um soteropolitano que cresceu adorando o mar, as pescarias e o contato com a natureza. Por ter vivido reveses familiares, afirma ter desenvolvido a resiliência e a apreciação das alteridades.
Do seu pai herdou a generosidade e de sua mãe a solicitude. Talvez tudo isso o tenha influenciado a fazer Psicologia.
Andanças - Aos 17 anos Marcelo rumou a Maceió-AL para fazer a sua graduação e daí em diante se tornou cidadão do mundo. Na volta a Salvador encontrou sua atual esposa, uma sertaneja de Remanso-BA.
Nos idos 2000 e em 2006 “Bebe da água do Velho Chico”, quando assenta morada em Juazeiro da Bahia, trocando sua clínica na capital baiana e seu posto de professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) pela carreira docente na Univasf.
Agora à beira do Velho Chico e completamente imanado pelas forças do Sertão, enriquece sua formação enquanto psicólogo, aprendendo com a simplicidade do povo, em contato com as suas reais necessidades, ainda que marcadas pelas contradições histórico-culturais das desigualdades.
Seu doutorado em Ciências da Educação se deu na Université du Québec à Montréal, Canadá, em 2013 e o pós-doutorado na UFBA (Salvador, 2020), onde desenvolveu o conceito de “Metodologia Viva”.
Em sua vida acadêmica o professor Marcelo tem tido muita fome de viver e compreender e, mesmo que integrados, seus apetites são amplos. Interfaces saúde e educação, infâncias e psicologia política tem sido alguns dos seus interesses.
Ele não para. Além da atuar na graduação é professor do Mestrado de Psicologia da Univasf e do Mestrado em Formação Docente da UPE. Coordena o Laboratório de Estudos e Práticas em Pesquisa Formação (LEPPF) e o Núcleo de Estudos e Prática em Infâncias e Educação Infantil (NUPIE).
Marcelo sabe que a vida acadêmica não é tudo. Continua pescando, adora bike, é um apreciador das letras e reverenciador do contato e das aventuras na natureza. Reconhece as limitações da existência e busca, mesmo que não alcançando, ser amigo, filho, parente, pai e esposo um pouco melhor a cada dia.
O primeiro texto de Marcelo Ribeiro para a Folha da Cidade Onlina será publicado hoje, às 16h. Até lá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário