|
F. H. Carvalho, entre Petrolina e Juazeiro Foto: Cláudio Angelim |
Apertem os cintos para uma viagem ao centro do mundo. O capixaba Fábio Henrique Carvalho vai explorar no seu primeiro texto para a Folha da Cidade o impressionante documentário The Beatles: Get Back, que mostra como foram os últimos dias da banda mais icônica de todos os tempos.
É com essa pegada que F. H. Carvalho começa a coluna Paralelas aqui na Folha. A postagem acontecerá hoje às 17h, um horário carinhosamente pensado para homenagear os fins de tarde etílicos e inspiradores do ilustre escritor.
F. H. é matemático e professor da Univasf desde 2004, mas já lecionava desde 1995 em Vitória-ES para estudantes do ensino fundamental e médio. Atuou também em cursos pré-vestibulares, faculdades e na Universidade Federal do Espírito Santo, onde se graduou e concluiu especialização. O seu mestrado foi defendido em Maceió-AL.
Radicado no Vale do São Francisco desde 2004, atualmente em Juazeiro-BA, publicou recentemente o excelente
Ética Demonstrada à Maneira dos Canalhas - editora Viseu, romance lançado em meio às limitações impostas pela pandemia do covid-19.
Fábio é filho com orgulho de Maria Anunciada de Carvalho, com a qual aprendeu algumas das coisas mais belas da vida, como assoviar as músicas do Cartola e cantarolar Portela na Avenida enquanto ouve o disco da Clara. "Hoje em dia faço isso com meus dois filhos Ernesto e León, que não tiveram a sorte de ouvir a avó paterna", revela.
Ainda em suas jornadas literárias, o escritor idealizou e financiou com outros parceiros a revista literária Acauã, distribuída gratuitamente no Vale do São Francisco em 2011, 2012 e 2014.
Foi um dos fundadores e primeiro presidente da SindUnivasf - Seção sindical dos docentes da Univasf - Universidade Federal do Vale do São Francisco.
Spoiler: O conteúdo que estreia Paralelas presenteia os leitores(as) com postagens de vídeos históricos dos Beatles e Cia, intercalados ao excelente texto de F. H. Carvalho.
Sou fã dos Beatles e o filme tá fantástico, recomendo. Curiosa para ver o texto do professor sobre o filme.
ResponderExcluirL. Dias
Adorei o livro de Fábio Henrique, "Ética demonstrada à maneira dos canalhas".
ResponderExcluirA história acontece em Orquestra, de ruas batizadas com nomes de compositores brasileiros e cujas pessoas carregam nomes incomuns: Salaz, também chamado Lunda, Cabinda, Alegro, Celeuma, Lascívia, Adágio, Nefando...
Duas coisas pairam sobre o livro, a musicalidade permeando a narrativa e a alusão à força d’água como ameaça de morte e destruição. As personagens são bem construídas: Lunda, o protagonista, é dono e faz-tudo de um pequeno jornal é apaixonado por Lascívia, mulher empoderada e tem como melhor amigo Alegro Valadares, observador perspicaz do povo de Orquestra e dono do bar Zanzibar, cenário fundamental no desenrolar da narrativa.
No decorrer da história as ações, aparentemente desconexas, vão se entrelaçando em pontos comuns e surpreendendo. O livro é muito bom.
Teca Diniz Simões
Conteúdo de excelência em que o professor aguça os 5 sentidos da essência humana: 1) o aroma de suas raízes, 2) o toc de bom gosto, 3) a visão literária, 4) o sabor do sertão e 5) a sonoridade da banda de rock mais clássica do mundo. Parabéns professor!
ResponderExcluir