Páginas

19/09/2013

Não publicaremos notícias de suicídio





NOTA DA REDAÇÃO

A Folha da Cidade não publicará noticias de suicídio.

O jornal e o blog seguirão a linha da maioria dos jornais do Brasil e do mundo, que tem um acordo informal para não divulgar suicídios.

Por quê?

Em grande parte das redações é recomendado aos jornalistas que evitem ao máximo a divulgação desses casos. Há hipóteses de que qualquer notícia sobre o tema pode vir a ser o estopim de uma série de outros atos semelhantes.

As notícias sobre suicídios, a não ser em casos excepcionais, não devem ser divulgadas ou destacadas. É fato comprovado que a divulgação estimula a morte de suicidas potenciais.

Não é interesse da Folha da Cidade aumentar a audiência diante de uma situação tão grave, que envolve vidas humanas.

Contamos com o apoio e a compreensão de nossos leitores.

Abraços,

Cláudio Angelim
Editor



Para aprofundar o assunto, sugiro a leitura do artigo a seguir:
http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/o_suicidio_na_pauta_jornalistica



9 comentários:

  1. cada dia mais me surpreendo com a folha parabéns pela iniciativa

    ResponderExcluir
  2. A Folha da cidade dá uma demonstração de profissionalismo e respeito pelo leitor num Brasil onde a imprensa marrom quase sempre só pensa em lucrar em cima das desgraças dos outro. A Folha da Cidade merece nosso aplauso e Cabrobó é quem é ganha com isso, de parabéns por possuir um orgão de imprensa dessa qualidade. Vida longa a Folha da Cidade.

    ResponderExcluir
  3. Aprovado Claudio. Sensatez.

    ResponderExcluir
  4. Excelente iniciativa, parabéns Folha da Cidade o melhor jornal do interior de Pernambuco.

    ResponderExcluir
  5. Parabens Claudio,mais na reportagem do outro que pulou da torre,voces publicaram ate o SALTO,ISSO É DEMAGOGIA DEMAIS,EMBORA SAIBAMOS QUE O BLOG DE DIDI,COMO NÃO TEM O QUE PUBLICAR,POIS ESTA A REFEM DE POLITICOS QUE INJETAM REAL,ELE PUBLICA ATE BATIZADO DE BONECA,É ISSO AI,CADA QUAL PUXA SUA SARDINHA PARA SI.MAIS ASSIM MESMO PARABENS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, na nota acima eu disse que a Folha "não publicará" matérias desse tipo. Nós nunca negamos que publicamos uma matéria sobre suicídio, inclusive a reportagem foi reproduzida por mais de 50 blogs do Brasil inteiro, tanto pela qualidade do texto, quanto pela precisão das fotos. Ou seja, tecnicamente foi uma produção extraordinária que nos deu muita audiência, mas isso não nos deixou contentes, muito pelo contrário.

      A reportagem sempre nos incomodou e quando houve ontem essa nova tentativa de suicídio, tomamos a decisão de aderir à política de não mais publicar essas coisas, a não ser em condições extraordinárias e mesmo assim vamos dar um enfoque diferente, com os maiores cuidados. Inclusive, essa reportagem será retirada do blog, estamos apenas estudando o melhor momento de proceder com isso.

      Pode ser que lá na frente a gente mude de ideia, até porque isso é um assunto que sempre vai estar em discussão. Ao mesmo tempo não condenamos quem publica esse tipo de matéria, cada um segue a linha que quiser.

      Enfim, é isso. Acho que nos chamar de demagogo por sermos transparentes e expormos nossa forma de trabalhar foi um pouco de exagero e injustiça de sua parte, não acha?

      Cláudio Angelim
      Editor

      Excluir
  6. A IMPRENSA TEM O DEVER DE PUBLICAR A NOTICIA, SEJA ELA BOA OU RUIM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão não é se a notícia é boa ou ruim.
      Os jornais evitam publicar suicídio porque a divulgação desses fatos tem estimulado pessoas com pré-disposição a cometer novos suicídios.

      Excluir
  7. Fico muito preocupado com a divulgação desse tipo de noticias, da maneira que é colocada pode com certeza estimular as pessoas fraca de espirito e fé.Parabéns!!

    ResponderExcluir