Páginas

18/09/2013

Bancários entrarão em greve nesta quinta. Saiba como fazer para não se prejudicar




Os bancários de Pernambuco vão cruzar os braços a partir das zero hora desta quinta-feira (19). O Comando Nacional de Greve pretende atingir todas as instituições bancárias do país e não tem data para retorno ao trabalho.

A categoria reivindica melhores condições de trabalho e reajuste acima da inflação, mais segurança e mais funcionários, entre outros pontos.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) orienta os consumidores a utilizarem meios alternativos para quitar seus compromissos. De acordo com o órgão, o fechamento dos bancos não pode prejudicar o consumidor, que por sua vez não pode se valer da greve para se eximir de quitar suas obrigações.

No período da greve, quem precisar pagar uma conta deve tentar utilizar meios alternativos, como caixa eletrônico, internet, lotéricas, telefone e correspondentes bancários.

Em Cabrobó, além dos caixas eletrônicos situados nos bancos, a cidade conta com o caixa eletrônico da Caixa, no Supermercado Pague Menos da av. pres. Castelo Branco e outros dois caixas eletrônicos do banco Santander localizados no prédio sede da prefeitura.

Como a greve não é uma situação gerada pelo consumidor, o atraso no pagamento não deve gerar penalidades para ele. Caso o pagamento não seja possível, a dívida não poderá ser cobrada com juros ou multa.



FATURAS atrasadas de tarifas públicas como água, telefone e energia, podem ser quitadas nas opções de atendimento que estiverem disponíveis em qualquer banco, já que o cálculo de taxas de multas é acordado com a própria empresa que presta o serviço.

APOSENTADOS e pensionistas poderão retirar o dinheiro nos caixas eletrônicos de toda a rede. Os que recebem pela Caixa Econômica Federal só poderão retirar o benefício nas casas lotéricas.

OS SAQUES ficam limitados a R$ 1.000,00 ao dia em caixa eletrônico, banco 24 horas, lotéricas e correspondentes bancários, este último limitado em três transações por dia.

Com a paralisação, ficam suspensos os empréstimos com valores mais altos, financiamentos de imóveis ou automóveis, criação ou modificação de senhas e ainda os resgates de cheque sem fundo.

Um comentário: