![]() |
| Para Odacy, a criação do parque ajudará a diminuir os acidentes, mas o governo precisa agir |
Uma iniciativa particular do deputado estadual Odacy Amorim (PT) vai ajudar na diminuição dos acidentes provocados por animais nas rodovias da região.
Ele vai inaugurar no próximo domingo (3) o parque ecológico dos jumentos, que tem como finalidade tirar de circulação os animais que andam soltos nas estradas da região e tem provocando constantes acidentes automobilísticos.
O parlamentar vem tentando combater o problema através de seu mandato, mas como ainda não conseguiu uma solução imediata, resolveu agir por conta própria.
Segundo ele, foram investidos R$ 250 mil no parque, que funcionará numa área de 800 hectares na região de Rajada, distrito de Petrolina. O espaço receberá inicialmente 300 animais e será administrado pelo instituto Qualivida, criado para este fim.
Dados da Polícia federal indicam que até abril deste ano ocorreram 1.197 acidentes nas estradas sertanejas, tendo como causador na maioria das vezes o jumento. De 2010 até agora, foram 54 pessoas mortas e mais de 600 feridas, tudo por causa de animais nas BRs.
Segundo Odacy, a população de jumentos na região chega a pouco mais de 2 mil cabeças e o governo poderia resolver esse problema. "Existem áreas que foram cercadas por órgãos governamentais para se tornarem reservas ambientais de caatinga e que serviriam para reunir esses animais", disse.
Ele informa que a Codevasf - Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba dispõe de quase 30 mil hectares de reserva. "São 18 mil na área do Salitre, em Juazeiro e outros 10 mil nos perímetros Nilo Coelho, Maria Tereza e Pontal, em Petrolina", afirma.
“Esse é um problema que não é difícil de ser resolvido, basta vontade. O que não pode é continuar este extermínio dos jumentos nas rodovias do Sertão e os acidentes constantes provocados por animais que não tem mais onde ficar na caatinga”, argumentou o deputado.
Odacy lembrou ainda que, assim como o cavalo selvagem é um símbolo para os norte-americanos e nos EUA foi feito um trabalho para acabar com o extermínio desses animais, os jumentos também são símbolos do sertão nodestinoe até bem pouco tempo, era o único meio de transporte, de carga e de pessoas, entre outras utilidades.

Uma ação muito importante do deputado. O jumento já teve grande importância econômica para a nossa região e hoje permanece como um dos mais fortes símbolos da cultura sertaneja, porém abandonados a própria sorte. E com esse extenso período de seca sua situação só piorou. Em tempos de movimentos intensos e crescentes dos ativistas pela causa animal, é incrível como ainda não atentaram para o número de jumentos 'sacrificados' nas estradas do nordeste. Além disso, o número de pessoas mortas por causa de tais acidentes são absurdos também. Já estava mesmo na hora de alguém tomar uma atitude.
ResponderExcluirPor falar em Odacy, Ramises vota em quem para Dep Estadual?????
ResponderExcluir