Páginas

09/11/2013

Vereador Barná Russo é o novo presidente da Câmara de Cabrobó

Barná Russo tem a missão de conduzir a Câmara de Cabrobó em meio à crise
provocada pela "farra das diárias"

O vereador Barná Russo (PSD) é o novo presidente da Câmara Municipal de Cabrobó. Ele foi eleito ontem (8) em sessão extraordinária realizadas às 19h, substituindo em definitivo o ex-presidente Jorge Cavalcante (PSD), que renunciou ao cargo após ser investigado no caso da "farra das diárias".

O petista Paulo Gonçalves foi eleito vice-presidente, após nova renúncia, desta vez do vice-presidente Neguinho Truká (PSD). As votações contaram com 10 votos, já que vereador Marcos de Neuma (PSB) não compareceu e o ex-presidente Jorge preferiu acompanhar a sessão como espectador.

Barná foi o nome de consenso. Segundo Paulo Gonçalves (PT), ele reúne todas as qualidades necessárias para assumir a Câmara num momento delicado como esse. "Ele é honesto, amigo de todos e conciliador. Tem fácil trânsito entre os colegas, é respeitador e muito humilde. Foi a escolha certa", avaliou o petista.

Quando seu nome foi colocado como opção por alguns vereadores, Barná foi claro ao dizer que só aceitaria se fosse como candidato de todos. "Eu só aceitei por que não haveria disputa. Se um outro colega quisesse se candidatar, eu disse que abriria mão sem nenhum problema. Como ninguém se dispôs, eu aceitei o desafio", afirmou.

Cristian Diniz Simões de Medeiros, ou Barná Russo, como é mais conhecido, é agricultor, filho e herdeiro político do ex-vereador Lourival Simões de Medeiros, o Lourival Russo, falecido em março de 1997 e vereador por cinco mandatos, sendo duas vezes presidente da Câmara.

Barná está em seu primeiro mandato. Ele havia disputado as eleições de 2008 pelo PT, quando ficou na segunda suplência, com 504 votos. Na eleição seguinte (2012), concorreu pelo recém-criado Partido Social Democrático (PSD), o mesmo de Jorge Cavalcante e Neguinho Truká. Foi eleito na última colocação, com 525 votos.

Ultimamente, Barná foi motivo de polêmica por conta de dois discursos inflamados na tribuna da Câmara. No primeiro, ele engrossou a voz  para que as investigações da "farra das diárias" fossem implacáveis, "doa a quem doer". No outro, quando chamou o prefeito de Cabrobó Auricelio Torres de "fuxiqueiro", devido ao fato de Auricélio, segundo Barná, não atender seus telefonemas e duvidar de sua lealdade como vereador.

As reviravoltas na vida política de Barná se mostraram intensas nos últimos dias. Alguns eleitores mais próximos a ele estavam descontentes com os rumos de sua atuação como vereador, considerada até então passiva e em certos pontos submissa nas relações políticas.

Como em política tudo é uma nuvem e pode mudar a qualquer momento, o escândalo das diárias e a necessidade de moralização do Poder Legislativo de Cabrobó acabaram por acender o lado contestador de Barná, bem característico do seu pai.

De uma forma ou de outra, isso abriu caminho para um comportamento mais proativo de Barná, que pode ter encontrado, em meio à crise da Câmara, o seu foco político e o sentido de sua função enquanto vereador. Ao que parece, o filho de Lourival Russo entendeu o recado do destino.

9 comentários:

  1. Acreditamos que a Presidencia foi entregue a pessoa certa,embora seja de primeiro mandato,é humilde,agregador,respeitador,serio e honesto,virtudes que estava precisando ter nesta Camara,porque depois de tantos escandalos e roubalheira,ainda nem termina um,falta a cassação de Jorge,aparece esses escandalos de diarias de Neguim e Ramsés,e acredito que deverá ser apurado,vamos vê se Barna terá pulso para cassar Jorge,e apurar se for provocado,esses escandalos de Neguim e Ramsés,o Dr.Julio e Dr. Marcus estão de olho em voces vereadores., e se não agirem,eles terão que dar uma satisfação a sociedade de Cabrobo,pois é dinheiro publico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora entendi como a pequena casa de chácara se transformou numa mansão neste últimos dois anos e meio de atuação do estudante de direito e vereador Ramsés.

      Excluir
  2. A POPULAÇÃO HONESTA DE CABROBÓ EXIGE APURAÇÃO TOTAL DA CAMARA DE VEREADORES DE CABROBO, POIS ELA PERDEU TODA A CREDIBILIDADE MORAL. O MINISTERIO PUBLICO E A POLICIA FEDERAL TEM QUE INTERVIR, POIS ESTÃO ROUBANDO O NOSSO DINHEIRO, NA MAIOR CARA DE PAU.

    ResponderExcluir
  3. " jorge preferiu" nãooooo! Foi decisão judicial! ...... Por ele, sentaria na cadeira de presidente

    ResponderExcluir
  4. BRNA tem que entender que foi dado um cheque em branco assinado a ele,pra ver seu comportamento e sua seriedade com o poder publico tao avacalhado como esta essa camara de vereadores,ele lembre que o primeiro teste é a cassação do mandato de JorgeHitler,é ditador mesmo,a renuncia da presidência só não basta,e as irregularidades,desvios de dinheiro,emprestimos consignados tiramos para ele,notas fiscais frias etc?isso tudo vereadores vocês irão jogar para abaixo do tapete?e tu Barna,que a sociedade acha que é um homem sério vai aceitar?e deixar o ministerio publico e o juiz tomarem as decisões?ai Presidente não será só o Jorge que sera penalizado,voces tambem serão por apoiar irregularidades e não fazerem nada.Depois terão que vê o caso de Ramses e Neguim,pois suas contas estão chegando e vem com reprovação do TCE,e voce presidente terá que mandar apurar isso,pois nos POVO de cabrobo estaremos de olho em você,e se irá hornrar o nome RUSSO que carrega com você.

    ResponderExcluir
  5. SENHORES VEREADORES DE CABROBÓ POR FAVOR VCS NA REUNIÃO DE TERÇA FEIRA DIA 12-11-13,PROVIDENCIE CASSAÇÃO DESTE ********** VEREADOR DR: JORGE DE JACÓ. SE VCS NÃO TOMA PROVIDENCIA NÓS A POPULAÇÃO VAMOS TOMA, AÍ VAI FICAR FEIO PRA VCS, VAMOS ATRÁS DO MP DR: JÚLIO E O JUIZ DR: MARCOS. FORA *********** DR: JORGE DE JACÓ, LUGAR DE LADRÃO É NA CADEIA..... em Vereador Barná Russo é o novo presidente da Câmara de Cabrobó

    ResponderExcluir
  6. Acredito que a cassação de Jorge é questão de dias e prazo do regimento inter,acho que os vereadores não irão deixar que o ministerio publico tome a iniciativa,quando a responsabilidade é do legislativo,fiscalizar,e julgar com cassação algum vereador que infrija o regimento,e Jorge infrigiu,chegando ao ponto de até enganar uma pobre servidora em assinar papel enganando a mesma para tirar dinheiro de consignado na Caixa para ele investir no Pará,isso é furto,falsidade ideologica ,enfim,merece cadeia,e voce Presidente Barna tem a responsabilidade de julgar ele.

    ResponderExcluir
  7. Barna ,Marcus de Neuma está assim se omitindo de querer votar a cassação de Jorge,é porque ele queria ser Presidente da Camara,mais devido sua arrogância,prepotência e valentia os vereadores optaram por V.Exa,vereador humilde,pacato,respeitador ,ai ele ficou com raiva e esta no contraditorio,deixe Neguim colocar o requerimento da cassação,os vereadores que votarem contra,irão se atar com o Ministerio Publico e o Juiz Dr.Marcus,e explicar porque eles tendo todas as provas necessarias para a sua cassação,segundo o Regimento Interno da camara,estão votando contra,ai o bicho pega,e em vez de só Jorge cassado,´podera ir mais vereadores,vamos aguardar a seção hoje,mais Povo de Cabrobó,vamos encher a Camara hoje,e olhar na cara desses vereadores quem está conivente com Jorge e depois exigir a DrJulio por justiça.

    ResponderExcluir