Páginas

04/09/2013

Cabrobó está na lista dos municípios que receberão médicos cubanos

91% dos médicos cubanos atuarão no Norte/ Nordeste

As regiões Norte e Nordeste vão receber 364 dos 400 médicos cubanos que vieram para o Brasil na primeira etapa do acordo do governo brasileiro com a Organização Panamericana de Saúde (Opas).

Segundo a tabela divulgada pelo Ministério da Saúde, Cabrobó está como município prioritário e receberá dois médicos cubanos.

“A primeira prioridade para alocação dos profissionais médicos foram os municípios com maior concentração de pobreza”, explicou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Os médicos trabalharão em unidades básicas de saúde de 187 localidades (69 municípios e 12 distritos indígenas no Norte e 105 municípios e um distrito indígena no Nordeste). Os 36 demais médicos irão para áreas carentes em 26 cidades do Sudeste e em seis do Sul.

O estado que mais receberá médicos cubanos é o Pará, com 56 profissionais alocados em municípios e seis em distritos indígenas, totalizando 62. Em seguida, vêm o Amazonas, com 61 médicos, e a Bahia, com 45.

21 comentários:

  1. Cabrobó terá a honra de receber um médico de cuba onde existe melhor saúde e melhor educação e não existe gente sem dente

    ResponderExcluir
  2. Carla Celma4/9/13 10:13

    Bem vindo cubanos e cubanas, vamos mostrar que cabrobó é cidade hospitaleira e de um povo maravilhoso, com certeza será uma troca de experiencias na area de saúde pública.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo4/9/13 11:25

    kkkkkk, melhor saúde pública? não seria a nível de cuba. População preparem-se para conhecer médicos que não conhecem a grande quantidade de parasitoses, farmacologia, e uma medicina que é apenas baseada na prevenção( ou seja, totalmente diferente da realidade brasileira). Atenção, e ainda mais correndo risco a população, pois são médicos que não foram aprovados no exame de revalidação de diploma, um método em que a "presidANTA" Dilma está procurando junto com seu ministro da saúde ganhar votos da população e deixar os próprios brasileiros contra os médicos de sua nação. População não se engane isso está sendo uma medida "TAPA BURACO" e nem vão achando que eles conhecem grandes medicamentos, pq até mesmo em seu Currículo isso não é prioridade.
    LAMENTO, estudamos dias e noites para assegurar a população uma saúde de qualidade e com humanismo.Não fiquem inimigos dos médicos de sua própria nação, e se médico não vão pro interior é pq infelizmente não oferecem recursos suficientes.
    Espero que com essa decisão de Dilma, a população não se prejudique, até pq o povo brasileiro tem a característica de não ficarem calados com algo errado. Boa sorte para o Sistema público de saúde de nosso país. Eleições 2014 estão chegando.

    Ass: IURI LEÃO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria de Lourdes4/9/13 13:26

      Iuri meu filho, vá se orientar melhor antes de escrever bobagens, você é muito novo e tem muito o que aprender. E mais, não fala como os médicos ricos que só pensam em dinheiro, fale como estudante pobre que você é.

      Excluir
    2. Anônimo4/9/13 13:32

      Esse rapaz iuris é sem juízo ou fraco de inteligência, o que dá no mesmo???é???? Pense que ele não entende nada de Cuba. E se for médico eu tenho é pena dos doentes que forem se tratar com ele.

      Excluir
    3. Anônimo4/9/13 13:36

      Quem te perguntou se tu estuda de dia ou de noite?? Entrou aqui só para dizer que tu faz medicina garoto?//// Vamos ver para onde tu quer ir quando se formar. Será que vais para o hospital do doutor césar da novela por amor??? kkkkkkkkk... Deve ser seu sonho porque duvido que você tenha toda essa preocupação por saúde pública . É cada uma......

      Excluir
    4. Anônimo4/9/13 16:34

      Pessoal não estou escrevendo bobagens. Pelo contrário escolhi a Medicina como forma de ajudar, grande parcela e parte da população que necessita, e estão corrompidos pelo sistema de saúde. Antes de tudo sou pobre sim, venho de uma família humilde. E quando desisti da Odontologia, estava certo de que como futuro médico poderia ajudar a população em todos os aspectos. E quanto ao aspecto de onde irei trabalhar será sim, em minha cidade natal onde nasci, cresci e meus pais me deram educação que é minha amada CABROBÓ, e com fé em Deus e em meus estudos tratarei meu pacientes com devido respeito e cuidado. Sem estresse pessoal é só uma opinião que cada um tem a sua. Boa tarde, e espero que a ideia de Dilma que não foi muito bem vista em outros países possa dar certo. O que nossa população merece são médicos mais humanos e que antes de tudo tratem nossos pacientes com devida atenção e cuidado. Ass: Iuri

      Excluir
    5. Anônimo4/9/13 17:15

      iURI, AGORA você voltou mais humilde , isso é bom,, sinal que pensou um pouco. Desculpe mas não concordo com você, embora não vou dizer que você escreveu bobagens, foi só sua opinião, mas eu sinto muito se você tem uma opiniao deturpada e MENTIROSA sobre o program mais médicos. Saiba que tem muita gente atenta a isto e está percebendo que a gritaria desses médicos que você defende é uma questão coorporativista e pior ainda, por trás tem a oposição ao governo que sabe o sucesso que será o programa e que o ministro Padrilha pode ser o governador de São Paulo tal o sucesso do programa. ocorre que talvez você não saiba disso, daí porque suas palavras soam como bobagens, porque, sinceramente, um estudante de medicina que saiu das brenhas de Cabrobó e sabe de nossas necessidades vir neste espaço com um papo desses parecendo médico paulista ou da capital recife, você queria que os internautas pensassem o que?
      E outra.., de onde você tirou a informação de que a ideia de Dilma não foi bem aceita por outros países? Você se equivocou novamente, mostra desinformação sobre o assunto.
      E quando voce fala de médicos mais humanos certamente não está se referindo aos médicos que são contrários à vinda dos cubanos, porque ai você vai pelo caminho errado.
      Muito bem você é um estudante e disse que quer servir em Cabrobó, agora imagine os médicos que não pisam nem perto de nossa cidade porque acham que aqui é o fim do mundo?. Esses são os médicos que você parece apoiar, talvez por conta de sua turma da faculdade, sinto muito.
      Pois fique sabendo que não são esses médicos que vem para nossa querida Cabrobó e sim os cubanos, que já em experiencia internacional e certamente vão adorar nossa terra.
      Ser médico não é glamour e sim compromisso com a sociedade. Infelizmente os medicos que protestam contra os estrangeiros não pensam assim, E eu como cabroboence espero que você não continue pensando como eles. Porque acredite esses médico naos estão nem aí para cabrobó. E você é de Cabrobó lembre-se disso. Fique com Deus.

      Excluir
    6. O MOTIVO5/9/13 13:41

      OS MÉDICOS QUE TEMOS POR AQUI, NÃO ESTÃO PREOCUPADOS, COISA NENHUMA COM NOSSO POVO. ESTÃO PREOCUPADOS É PORQUE SÓ TRABALHAM 03 DIAS NOS PSFs, ENQUANTO OS CUBANOS VÃO TRABALHAR 05 DIAS. A VERDADE É ESSA, BANDO DE MERCENÁRIOS. SÓ PENSAM EM GANHAR DINHEIRO.

      Excluir
  4. Anônimo4/9/13 15:02

    Esse Iuri é muito ( ********** ),ha tempos atras aqui em Cabrobo tinha varios medicos cubanos e ninguem morreu por eles ter atendido,agora viver na mão desses medicos brasileiros mercenarios,que só querem atender onde eles querem,e por preços exorbitantes é que não dar Iuri,parabens Dilma,vamos tirar essa hegemonia desses medicos brasileiros,o povo precisa de saúde,não interessa de onde vem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo4/9/13 16:43

      Não, nada disso, não sou nada disso que você está pensando, se Cabrobó já teve médicos cubanos, eles eram revalidados( auxiliavam melhor na saúde da população). Quanto a mercenário, não generalize os médicos, infelizmente grande parcela de profissionais médicos, deixam o humanismo de lado e começam a olhar o dinheiro de outra forma. No futuro pode ter certeza e se me procurar,saberei atender de um por um o devido respeito que merecem. E vamos aprender a ser crítico saúde é coisa séria, não são com médicos de outros lugares que isso vai se resolver(cada um tem conhecimento do lugar de onde vieram), pode ler isso em reportagens. Mas deixa pra lá essa é sua opinião e respeito. Desculpa ai qualquer transtorno
      Ass: Iuri

      Excluir
    2. Anônimo4/9/13 17:34

      Não há transtorno, Há uma discordância à sua crítica iuri pelo menos de minha parte. Você disse que a chegada dos médicos era tapa-buracos. Sinto muito, mas voc~e está errado pois os médicos vem para lugares onde os médicos brasileiros não querem vir.Isso que você falou sobre tapa buraco é um absurdo. Se você acha que uma comunidade só merece ter médico depois que abrir em todos ou lugares um hospital super equipado, você com certeza não conhece o Brasil. precismos de médicos urgente e isso o governo está resolvendo. Não vai resolver tudo mas o governo vai dar um grande passo, mesmo contra a sua vontade meu jovem. Até parece que nunca andou numa comunidade pobre......

      Excluir
    3. Anônimo4/9/13 19:27

      Futuro Doutor Iuri quando se formar vá passar um tempo em cuba pra aprender alguma coisa sobre saúde publica!

      Excluir
    4. José Pires5/9/13 13:48

      Concordo plenamente com o anônimo que escreveu o comentário.

      Excluir
    5. JUIZO IURI6/9/13 09:16

      Coitado do iuri ta indo na onda dos médicos mercenários mude esse pensamento iuri não seja seja médico pra se tornar agiota e nem ficar rico seja medico pra salvar vidas

      Excluir
  5. Anônimo5/9/13 09:35

    ã saude de Cuba dr Iuri é considerada uma das melhores do mundo,de lá exportam medicos para varios países,só não serve para o Brasil,é? tu é medico,ou filho de medico brasileiro? veja aqui em Cabrobó,eles chegaram pobres e hoje estÃO RICOS,NÃO TENHO NADA A VER COM ISSO,AGORA DEIXE OS OUTROS TRABALHAREM,SE NÃO QUEREM MAIS,E ATENDER A POPULAÇAO CARENTE DO NOSSO CABROBO.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo5/9/13 12:21

    Minha genteeeee, tenham a coragem que o garoto teve! MOSTREM A CARA TAMBEM! ele simplesmente expôs a sua opinião! Menos, por favor! Ele está defendendo a classe! "não concordarei com uma palavra que vc diz, mas defenderei até a morte o seu direito de falar". Sou Márcia Leite, cabroboense.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CRISTIANO DE PÁDUA5/9/13 13:17

      Deixe de drama Marcia Leite, as pessoas só discordaram da opinião do rapaz, não vi nada demais. Você está confundindo as coisas, que eu saiba aqui teve liberdade de expressão para todo mundo e só se identifica quem quizer. Meu nome é Cristiano de Pádua e não muda nada.

      Excluir
  7. Anônimo5/9/13 13:20

    Oche, defendendo a classe???? Sinto muito minha amiga mas esse pensamento equivocado de alguns médicos brasileiros não é defender classe, se for, tem que prender esses profissionais.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo7/9/13 16:43

    Pessoas acho que aprendemos, não necessariamente numa escola que devemos respeitar a opinião dos outros, o que está sendo debatido em questão é a saúde do povo brasileiro, eu como cidadã e da cidade concordo plenamente com o que Iuri argumentou, pois vivemos em um país em que qualquer coisa pra gente é bom, não é assim " Dilma" e todos esses políticos nos usam o tempo todo, nos submento a aceitar as suas decisões, "Democracia" não conheço essa palavra no brasil, devo ressaltar que o problema do interior não é falta de médicos, enfermeiros. E sim falta de estrutura, de interesse, de vergonha na cara. Sabemos muito bem que a vinda de médicos estrangeiros não vai melhorar a decadência em que vivemos, pois a todo instante, nos hospitais chegam pessoas querendo serem atendidas e por não ter leitos disponíveis ficam na espera, venhamos e convenhamos isso mudará? Claro que não, o problema está nos recursos, porque não mudar isto, talvez assim médicos e toda a sua equipe estariam dispostos a irem pro interior, porque não abrir concursos com muitas vagas? É a cada dia que passa o Brasil está se deteriorando, e estamos participando assistindo de camarote essa linda derrota, que só nos afeta. Espero sinceramente que os estrangeiros possa resolver toda a "Burrada" que a Presidenta tem feito, porque acho que isso que vocês esperam, eles são apenas médicos, e não salvadores da pátria, apreendam que isso é só uma maneira, como diz o ditado de tapar o sol com a peneira. Desculpa qualquer coisa mais, como cidadã deveria vim dar a minha opinião.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo8/9/13 00:14

    Pelo menos alguém para entender o que quis dizer, e mais outra porque o dinheiro pago ao governo cubano e outros estrangeiros não é investido em estrutura e em escolas médicas no Brasil? E não adianta justificar que a culpa é a falta de médicos, porque segundo a Organização Mundial de Saúde, é estabelecido um médico para cada 1.000 habitantes. O Brasil possui quase 2, o motivo é a má distribuição desses profissionais, tanto por não existir carreira de estado, quanto por segurança e estrutura em diversos interiores do Brasil. A realidade é dura, porém o PT está sabendo articular bem a população contra os médicos brasileiros, com uma única palavra mercenários. Enfim é melhor fazer o que diz o nosso governador Eduardo Campos"Sou a favor de abrir vagas e escolas médicas de qualidade para os filhos do nosso país" dinheiro de impostos brasileiros é para ficar no Brasil e não para países com outro regimes. Vamos ampliar nosso pensamento pessoal. Até mais.

    ResponderExcluir