Páginas

28/01/2022

Ao nomear o próprio pai secretário municipal, Galego de Nanai assume a velha política

ELIOENAIS: Homônimos, pai e filho estão no alto comando da prefeitura de Cabrobó

O prefeito do município de Cabrobó, Elioenai Dias Santos Filho, também conhecido Galego de Nanai (Avante), nomeou no último dia 20/01, por meio da portaria nº 014/2022, o seu pai Elioenai Dias Santos para o cargo de secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. Dias é professor (de Física e Química) da rede estadual aposentado e proprietário de uma escola de ensino regular na cidade.

A nomeação chamou atenção por várias razões. Uma delas é o fato do prefeito ter sido eleito baseado num discurso absolutamente contrário ao que chamava de "velha política". As falas de Galego de Nanai durante a campanha eleitoral criticavam antigos vícios da administração pública como o fisiologismo, apadrinhamento político e, obviamente, o nepotismo.

Outro ponto é a recente recomendação do Ministério Público (MPPE) que enviou no dia 5 de janeiro recomendação ao prefeito recomendando a adoção de medidas contra o nepotismos na prefeitura de Cabrobó.

No texto a 1ª Promotoria de Justiça é bem clara: "Os agentes públicos que integram a administração do município de Cabrobó devem exonerar, no prazo de 30 dias, todos os ocupantes de cargos comissionados ou funções de confiança que sejam cônjuges, companheiros, parentes consanguíneos ou afins até o terceiro grau do prefeito, vice-prefeito, secretários municipais e demais agentes públicos que exercem funções de chefia, direção e assessoramento.

O MP também recomenda a rescisão de contratos por tempo determinado com indivíduos que se enquadrem na mesma relação de parentesco.

NOMEAÇÃO - Enquanto o Ministério Público orientava Galego a exonerar, o prefeito fez o contrário: Nomeou o próprio pai para o primeiro escalão.

Após a repercussão negativa, a prefeitura respondeu por meio de nota da sua assessoria de imprensa, a qual diz que "em momento algum a orientação do Ministério Público do Estado de Pernambuco foi contrariada".

Ainda segundo a nota "Já é pacífico na jurisprudência nacional que o cargo de secretário municipal tem natureza política e não estaria abarcado nos casos de nepotismo previstos na Súmula Vinculante n. 13 do STF".

Não convencido, o Ministério público instaurou inquérito e vai se posicionar sobre o caso.

O fato é que em menos de um ano de gestão a administração Galego de Nanai já está notadamente caracterizada como um "governo de uma família".

Chama a atenção também na questão do nepotismo o fato da secretária de Assistência Social do município ser comandada por Carmem Lúcia de Souza, parente próxima de Galego de Nanai.


5 comentários:

  1. Aos poucos a população de cabrobó vai descobrindo que esse prefeito não representa o novo, a decepção é grande ele não faz nenhuma obra importante para o município de Cabrobó. Mas o povo merece também não tinha opção melhor fazer o que né.

    ResponderExcluir
  2. eu voto nele de novo e pronto!!

    ResponderExcluir
  3. Um prefeito que emprega familiares dá mau exemplo. Nota zero para o Galego de Nanai. Silvia Gonçalves.

    ResponderExcluir
  4. Ele nomeia quem ele quiser estão é com inveija

    ResponderExcluir
  5. Se o pai dele é a grande força ele está é mais do que certo, eu também colocaria meu pai. Galego é um grande prefeito vai fazer história em cAbrobó tenho fé em Deus que isso se relaizará

    ResponderExcluir