![]() |
Reunião na 3ª SR da Codevasf, em Petrolina, tratou de irrigação nos assentamentos |
Uma reunião entre Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) e representantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) discutiu a atuação da empresa na implantação de projetos de irrigação nos assentamentos da reforma agrária em municípios do sertão pernambucano.
Segundo o superintendente regional da companhia, João Bosco Lacerda de Alencar, a Codevasf irá articular ações de irrigação nessas áreas.
"É com diálogo que os entraves deixarão de existir e os projetos avançarão", disse o superintendente, acrescentando que na próxima semana tratará com o Incra acerca de recursos para a execução dos projetos de irrigação das áreas assentadas”,
João Bosco frisou que áreas maiores, como o assentamento Catalunha, em Santa Maria da Boa Vista, estão tendo atenção especial do órgão. “Estamos destravando a burocracia para andar com a questão do assentamento Catalunha e conquistar os apoios para esta demanda. Do nosso lado os gargalos estão sendo superados”, destacou.
O Catalunha é um dos maiores assentamentos do Vale do São Francisco. Tem 18 anos e 600 famílias assentadas. No ano de 2007 deixou de produzir porque o sistema irrigado que existia na área tinha custo muito alto e os produtores não conseguirem se manter.
Hoje eles trabalham em outras terras para sobreviver, a exemplo do produtor assentado Everinaldo José de Lima que falou das dificuldades que todos passam na área por não ter como produzir em suas terras. Ele enxerga neste entendimento com a Codevasf dias melhores para o assentamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário