Páginas

16/05/2014

Em reunião com trabalhadores rurais, Codevasf e Incra traçam metas para atuação nos assentamentos

Reunião na 3ª SR da Codevasf, em Petrolina, tratou de irrigação nos assentamentos

Uma reunião entre Codevasf  (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) e representantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) discutiu a atuação da empresa na implantação de projetos de irrigação nos assentamentos da reforma agrária em municípios do sertão pernambucano.

Segundo o superintendente regional da companhia, João Bosco Lacerda de Alencar, a Codevasf irá articular ações de irrigação nessas áreas.

"É com diálogo que os entraves deixarão de existir e os projetos avançarão", disse o superintendente, acrescentando que na próxima semana tratará com o Incra acerca de recursos para a execução dos projetos de irrigação das áreas assentadas”,

João Bosco frisou que áreas maiores, como o assentamento Catalunha, em Santa Maria da Boa Vista, estão tendo atenção especial do órgão. “Estamos destravando a burocracia para andar com a questão do assentamento Catalunha e conquistar os apoios para esta demanda. Do nosso lado os gargalos estão sendo superados”, destacou.

O Catalunha é um dos maiores assentamentos do Vale do São Francisco. Tem 18 anos e 600 famílias assentadas. No ano de 2007 deixou de produzir porque o sistema irrigado que existia na área tinha custo muito alto e os produtores não conseguirem se manter.

Hoje eles trabalham em outras terras para sobreviver, a exemplo do produtor assentado Everinaldo José de Lima que falou das dificuldades que todos passam na área por não ter como produzir em suas terras. Ele enxerga neste entendimento com a Codevasf dias melhores para o assentamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário