Avenida: Vereador defende o nome de Mestre Lima em substituição ao ex-presidente militar Castello Branco |
O vereador Paulo Gonçalves (PT) propôs através de um Projeto de Lei na Câmara Municipal de Cabrobó, a mudança do nome da Av. Presidente Castello Branco, no centro da cidade, para Av. José da Conceição de Lima.
Segundo o vereador, é preciso corrigir alguns erros praticados por prefeitos do passado em relação a nomes de logradouros públicos. "Não é justo nem honesto com o povo brasileiro homenagear ditadores", alegou Paulo.
Como se sabe, Castello Branco foi o primeiro presidente do golpe militar, ocorrido no Brasil em 1964. A partir de seu governo deu-se início a um período de 21 anos de ditadura, onde foi praticada toda sorte de violação dos direitos humanos, com torturas e perseguições.
José da Conceição de Lima, mais conhecido por Mestre Lima, é uma figura local e emblemática no contexto da ditadura. Militante de esquerda, ele chegou a ser preso pelo regime militar e sofreu torturas físicas e psicológicas que o marcaram pelo resto de sua vida.
Mestre Lima tem outro atributo que o credencia a ser homenageado. Ele foi o responsável pelo projeto técnico das amplas avenidas de Cabrobó, o que coloca a cidade entre as cidades mais bonitas do interior do Estado de Pernambuco. Como diz o título de uma reportagem publicada no jornal Folha da Cidade, edição 53, Lima era "Muito mais do que um mestre de obras".
Essas e outra razões levaram o vereador Paulo Gonçalves a questionar a escolha de alguns nos nomes de ruas de Cabrobó. "Castello Branco é motivo de vergonha para todos nós que somos a favor da democracia", afirmou, acrescentando que homenagear o ditador representa "a negação do Estado de Direito."
O projeto, porém, não está sendo bem aceito pelos moradores da própria avenida. Um grupo descontente com a ideia iniciou uma campanha contra a mudança do nome e recolhe assinaturas para apresentar às autoridades.
Na internet, pela rede social Facebook, o vereador foi alvo de críticas de moradores que o acusam de não priorizar projetos importantes, entre outras críticas.
Paulo encarou as reclamações com naturalidade e retrucou que também recebe muitas opiniões favoráveis à ideia de mudança."Estou tranquilo quanto ao projeto, pois ele tem um caráter educativo e servirá para contarmos com mais honestidade nossa História. Se isso estivesse acontecendo no tempo de Castello Branco, aí sim seria um problema, pois ele mandaria prender a torturar a todos nós", exemplificou.
No projeto de Lei do vereador consta também a proposta de mudança do nome da escola municipal Presidente Costa e Silva, do povoado Murici Novo. Segundo Paulo, a mudança seria para o nome do ex-líder comunitário Pedro Nascimento, que teve um papel importante na comunidade.
Realmente Paulo. Essas homenagens deveriam ser substituidas não só em Cabrobó, mas, em todas as cidades brasileiras. Muito boa tua idéia, lute para que seja aprovada.
ResponderExcluirPara quem diz por ai que o vereador Paulo Gonçalves tem que procurar o que fazer e resolver os problemas da educação saúde etc ta enganado, a função do vereador é esse mesmo propor,fiscalizar e cobrar do prefeito pra que ele resolva os problemas do município e só! Os problemas do município quem tem que resolver é o prefeito auricelio e não o vereador ou a Câmara. Com essa proposta do vereador Paulo Gonçalves mostra que ele tem coragem e não corre do debate, debate esse que não é uma simples mudança de nome de rua mas principalmente promover um debate sobre o que aconteceu no Brasil naqueles anos de ditadura. Esse pessoal que não aceita a mudança no nome da rua castelo branco deveria concordar com paulo e mostrar que são pessoas preocupados com a nossa história e que é mais importante se homenagear um cidadão cabroboense ao invés de um ditador.Esse pessoal ta pensando apenas nos seus interesses próprios e agem pela emoção e não pela razão. Não existem argumentos nenhum que seja compreensível para a não mudança do nome da rua castelo branco.
ResponderExcluirkkkkkkkkkk olha a preocupação do vereador Paulo,corrigir erros de prefeitos no passado,é preciso ser corrigidos os "erros" dos politicos do presente e futuro. Porque você não se preocupa com a Lagoa de Estabilização,com a falta de água da Compesa,com a Rodoviária que até hoje não foi inaugurada,com o Centro de Artesanato,com varias ruas sem calçamento,com a saúde,com o combate as drogas que está acabando os jovens cabroboenses,com a Beira Rio que nunca foi construida uma orla? Estas são algumas sugestôes mais procurando direitinho temmuito mais pra fazer.
ResponderExcluirSenhor anonimo? E vereador agora é executivo é? Você parece que não leu o segundo Comentário?
ExcluirAmigo gostei do seu comentário, porque é justamente por essas coisas que você está falando que o vereador Paulo está lutando.
ExcluirE já que o amigo está muito preocupado com estas questões pode cobrar do prefeito da cidade, que ganha mais de 10.000 reais e gasta mais de 70.000 em diárias por ano para ver se ele resolve esses problemas sim, porque tudo que você falou aí ele pode resolver. Não pense que o vereador é quem executa, o vereador é quem fiscaliza, cobra e faz leis. Isso Paulo está fazendo. Sua crítica está certa mas o alvo é o prefeito, amigo. Vamos juntos cobrar desse homem.
Fora castelo Branco Castelo preto e ditadores. Fora ditadura.
ResponderExcluirAINDA BEM QUE ESSE VERIADOR PAULO É SÓ DE UM MANDATO E SÓ
ResponderExcluirEu acho que é o seu vereador (quem é mesmo?)) é que é de um mandato só. Tenha coragem de dizer em quem você votou para eu confirmar se é quem to pensando kkkkkk orque eu voto em Paulo.
Excluirvcs já peseberam quem fica criticano na internet os vereadores e adulano o prefeito auricélio é mesma
ResponderExcluirturma dos babão do prefeito que ficam falano de paulo só que todo mundo sabe quem são os babás.
eles são pagos pra falar mal dos outros e em deusar o prefeito, o povo não é mais besta não pra cair
na conversa.
MINHA GENTE EU NÃO CONHECE UM PROJETO DE LEI DECENTE APRESENTADO POR ESSE VERIADOR! ALGUÉM CONHECE
ResponderExcluirnós moradores da Av Castelo Branco,conhecemos a história,a ditadura foi triste,mas não é mudando o nome da rua,que iremos mudar a história,pois a "democracia "atual tem muita coisa escondida,o governo de Dilma é vergonhoso,a roubalheira é grande como o causo da Petrobras,então não é mudando um nome de rua,que o povo vai esquecer tudo isso,mas aceitamos tirar o nome presidente da rua e tudo fica bem.
ResponderExcluirA história não se muda mas o que aconteceu isso tem que ser mostrado e você anonimo deixe de comprar a veja e assistir o jornal nacional
ExcluirEsta vai para o Anônimo - 21 de abril de 2014 21:59 --
ExcluirPrimeiro, você não representa os moradores da avenida Castelo Branco por que não se identifica, então você n]ao pode representa-los, primeiro mostre seu nome e aí quem sabe.... Segundo você não conhece a história nem do Brasil nem de Cabrobó e também não entende o que o vereador propôs pois ele não quer mudar a história isso está bem claro pelo que ouvi da reunião na Camara.
Terceiro, quando você fala em Dilma mostra que você não tem argumentos sobre a questão da rua, porque que eu saiba Dilma não tem nada haver com isso.
Por último, como você é tão ignorante e despreparado, se depender de uma defesa tão frágil como a sua essa avenida vai acabar mudando de nome mesmo. E olha que eu não tô nem aí para isso. Só não suporto tata ignorância na minha frente.
Liga ai pra presidenta Dilma e pede pra ela vir falar o querer dela. Isso é coisa planejada partidária em vários locais. Da onde esse vereador conheceria o vivido de Castelo Branco. Paulo "Boneco" Gonçalves, você irá pagar os custos que as empresas terão para mudar seus alvarás, contratos sociais, entres outros documentos que são de insuma importância para o funcionamento? Faça graça vereador, mas, faça para o povo rir não chorar. Valeu, Zé Dirceu!
ResponderExcluirkkk joão de quinca coitado e jessé jesuilson etc talvez não tenham dinheiro para regularizar o endereço agora pra explorar o povo com preços exurbitantes ai eles fazem muito bem, vai te catar Zé babão,
ExcluirCidadão, moramos em região castigada por vários fatores. Enquanto uns sonham com uma cidade melhor, você se preocupa com a lucratividade alheia? Lucros que é de um trabalho bem feito e que dá sustação a várias famílias de nossa cidade. Há muito tempo não vemos nossa cidade crescer, os empresários são de importância para o crescimento interno, são quem dão empregabilidade ao comercio. Enquanto aos preços? Paga uma passagem para Petrolina e vai pesquisar o que é mais baratos nas prateleiras e depois me diz na área alimentícia e limpeza. Você não sabe o que é sustentar um filho que estuda fora, não sabe o preço que é pago comprando aqui em Cabrobó a mesma mercadoria, lá é mais cara. Sabe nada Inocente!! Vai trabalhar...
Excluir"Ditadura é um dos regimes não democráticos ou antidemocráticos, ou seja, governos onde não há participação popular, ou em que essa participação ocorre de maneira muito restrita." SÓ QUERIA PERGUNTAR AO VEREADOR PAULO E SEUS COMANDADOS, SE AS PESSOAS DA RUA FORAM CONSULTADAS? PELO QUE VEJO, NÃO, ENTÃO O VEREADOR ESTÁ APLICANDO UMA NOVA MODALIDADE DE DITADURA? OUTRA COISA A RUA JOSÉ CONCEIÇÃO DE LIMA, JÁ EXISTE E É NA COHAB. VEREADOR CONVERSE COM O POVO PERGUNTE AS PESSOAS, NÃO É FEIO RETIRAR ESSA PROPOSTA NÃO, SEJA MAIS DEMOCRATICO. Fidel Castro
ResponderExcluireu acho que o vereador errou em não consultar a rua mas pelo que ouvi no rádio ele não está impondo nada, o problema é a falta de nível das pessoas sobre o assunto é de envergonhar cabrobó.
ExcluirA rua é um bem publico, e os vereadores estão na câmara justamente para representar os moradores. Então não precisa consultar morador de rua para se mudar o nome, quando se mudou o nome da avenida solonio soares, praça sergio magalhães e colocar na praça da igreja o nome de josé caldas algum morador foi consultado?
ExcluirO curioso foi uma moradora da rua que é, pasmem. PROFESSORA defendendo a ditadura militar para poder preservar o nome. da rua. Bem que ela podia ter evitado esse mico e simplesmente defender a manutenção do nome mas parece que ela escolheu o jeito errado de protestar. Imagine, uma PROFESSORA defendendo a ditadura militar foi muito cômico coitado desses alunos. KKKKKKKKK
ResponderExcluirNão há como apagar esse período ruim da história de nosso país (Ditadura), mas são apenas fatos os moradores referem-se somente ao nome da Rua, com seus valores, lembranças, respeito, a ideia do vereador foi inoportuna, que atinge o sentimento de moradores quanto ao nome, simplesmente ao nome da Avenida, o que ocorreu é difícil apagar, devemos só recordar para que não retorne tamanha estupidez (Ditadura), bem como que não retornem tamanha violência em nossa cidade em anos passados, quando ocorreram brigas de famílias, em que nossa casa legislativa tem dois representantes desse período obscuro.
ResponderExcluirÉ, A PROFESSORA DEFENDEU OS DITADORES, MAS NUNCA VOTOU OU APOIOU OS DITADORES. MAS, A FAMILIA CALDAS DURANTE A DITADURA ERA PARTIDÁRIA DOS DITADORES E A POPULAÇÃO AINDA VOTA NOS CALDAS. ENTÃO GRANDE PARTE DA POPULAÇÃO ERA A FAVOR DA DITADURA.
ResponderExcluirInteressante nisso tudo é ver que muitos estão preocupados em apontar quem deixa ou não deixa de defender a ditadura, e também, em apontar que os empresários que tem comércio na referida avenida ganham dinheiro "explorando" o bolso da população.
ResponderExcluirOra, parece-me que poucos ou nenhum dos que são a favor desse projeto que a meu ver é ridículo (primeiro porque existem muitas ruas nesta cidade que não tem nomes e segundo porque a mudança de nome não vai mudar a história do Brasil, nem apagar o que aconteceu), viram a entrevista que o nobre vereador deu na Rádio Grande Rio. Pois bem, o representante da comunidade falou que o nome da Avenida Presidente Castelo Branco deverá ser mudado porque é uma vergonha para Cabrobó ter uma rua com o nome de um ditador, falou também que o nosso grande ex-governador Eduardo Campos (lembrando ao vereador que Eduardo Campos desde o início do mês de abril é ex-governador, pois o mesmo renunciou o mandato para ser presidenciável e quem assumiu foi seu vice, João Soares de Lyra Neto) é filho de Miguel Arraes que é seu avô, ora, Miguel Arraes cometeu crime de incesto ao ter um filho com sua filha Ana Arraes.
Por ser do meio político, deveria o vereador ser mais informado sobre coisas que estão/são tão faladas.
Na minha opinião, existem outras coisas na nossa cidade que merecem mais prioridade/validade do que um simples capricho de quem não tem ideia melhor para apresentar à população.
Lilian você falou 1 quilo e nem 1 grama acrescentou nada nesse debate. Eu pensei que você iria pelo menos sugerir alguma coisa como o nome de Miguel Arraes por exemplo para substituir o ditador castelo branco
ExcluirNão estou querendo propor nada porque quem está no papel de representante da população não sou eu, mas se você quiser dar esta ideia ao vereador fique a vontade. Acho que quem leu e interpretou meu comentário, viu que o que eu falei foi simplesmente que uma pessoa que não sabe o que está falando não merece credibilidade! Apenas apresentei o teor da entrevista que o vereador deu na rádio, mas pelo que vi, você querido também não sabe ler, ou se sabe, não entende o que se fala.
ExcluirÉ ISSO MESMO BOTOU PEGADO NESSE VERIADOR..............
ResponderExcluirImpressionante essas pessoas que não querem mudar o nome chegam a defender a ditadura. Eu mesmo fiquei decepcionado com ceny uma professora defendendo ditadura na câmara.
ResponderExcluirMINHA GENTE O VEREADOR PAULO GONÇALVES DEPOIS DESSE PROJETO JÁ TÁ SENDO CHAMADO NAS RUA VEREADOR PAULO MUDA NOME DE RUA, PORQUE É O UNICO PROJETO QUE ESSE RAPAZ EM MAIS DE 01 ANO COMO VEREADOR APRESENTOU
ResponderExcluir