Páginas

12/03/2014

Transposição avança e deve instalar estação de bombeamento este mês em Cabrobó

)

As obras do projeto de integração do São Francisco ganharam velocidade nos últimos meses. O ministério da Integração acaba de informar que o conjunto de bombas hídricas começa a ser montado este mês na obra do Eixo Norte, em Cabrobó.

A execução do projeto está em 55,5%. O Eixo Leste já concluiu 56,8% da obra e o Eixo Norte avançou 54,5%. Segundo o ministro Francisco Teixeira, o objetivo é cumprir as metas até 2015.

A obra está na lista das maiores em execução no mundo e inclui a recuperação de 23 açudes, construção de 27 reservatórios, além de nove estações de bombeamento, 14 aquedutos e quatro túneis exclusivos para a passagem de água.

São 477 quilômetros de canais de concreto, formando os Eixos Norte e Leste e outras estruturas para conduzir a água.

14 aquedutos possibilitarão o transporte da água sem qualquer sem obstáculo de vales ou depressões no terreno.

“O percurso da obra ultrapassa a distância entre o Rio de Janeiro e São Paulo, e alcança mais de 12 milhões de cidadãos, em 390 cidades nos Estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Isso nos garante atender boa parte da população do semiárido, contribuindo para  um dos principais objetivos do governo federal, que é minimizar os impactos da seca e superar a pobreza no País”, afirma o ministro Teixeira.

São mais de 9.200 mil profissionais atuando na obra e o número de trabalhadores cresce a cada mês, dando ainda mais celeridade à obra. Desde dezembro de 2013 foram mais de mil contratações.

“A obra está a todo vapor. Alguns trechos têm operários atuando, em esquema de escala, 24 horas por dia. Assim nos aproximamos cada vez mais da conclusão das atividades no São Francisco”, concluiu o ministro Teixeira.

3 comentários:

  1. Cabroboense de recife12/3/14 19:48

    Apesar do boicote do eduardo campos que atrasou em quase dois anos um projeto de vital importância para o andamento dessa obra e de responsabilidade do nosso estado de pernambuco.Assim atrasa né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo Campos atrapalhou? Conta outra menino, porque não diz que Dilma não queria concluir a obra.

      Excluir
    2. Cabroboense de recife14/3/14 18:09

      Se informe anônimo pra saber das coisas

      Excluir