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13/03/2014

O êxito do projeto “Pronto Atendimento” em Cabrobó

Projeto Pronto Atendimento garante mais agilidade nas chamadas policiais em toda a cidade

No último dia 7 de fevereiro a Polícia Militar de Pernambuco realizou mudanças de comandos em unidades da PM do interior do Estado. O major Lenildo Silva, que estava à frente da 2ª CIPM/PE  em Cabrobó foi transferido para a 3ª CIPM em Santa Maria da Boa Vista. Em seu lugar assumiu o major Leonardo Tavares, ex-subcomandante do 5º Batalhão de Petrolina.

Em outubro de 2013 a 2ª CIPM implantou com sucesso o projeto “Pronto Atendimento ao Cidadão”, no qual todas as viaturas que fazem ronda na área de atuação da companhia  (Cabrobó e Orocó) foram equipados com um aparelho de telefone celular.

O projeto gerou resultados imediatos. Em menos de um mês foram registradas 20% das ocorrências através dos novos aparelhos e a cada mês o número vem crescendo. “Ficamos muito satisfeitos com os resultados”, afirmou o ex-comandante Lenildo. “O projeto deu agilidade ao nosso trabalho e a população pode contar com um atendimento imediato independente do lugar onde esteja”, comemorou.

Normalmente, a Polícia Militar conta com a central de emergência policial (190), mas nem sempre esse caminho é o mais rápido e eficaz. Pelo 190 o atendimento ocorre na central de Petrolina e de lá a ligação é transferida para Cabrobó, causando demora e eventuais transtornos. “Com a chamada direta no celular da PM, a agilidade no atendimento é muito superior”, confirmou o major.


A ideia de um telefone para cada viatura nasceu na 2ª CIPM em Cabrobó, e surgiu a partir da necessidade constatada pelo próprio Lenildo. Ele conta que, quando circulava pelas ruas do centro e nos bairros de Cabrobó, os moradores pediam o número do seu celular para casos de emergência e como ele nunca se negou a fornecê-lo, “o aparelho não parava de tocar”. Nas emergências, as pessoas que não conseguiam ser atendidas pelo 190 acabavam recorrendo ao comandante da Companhia. “Diante desse fato pude perceber que havia uma certa fragilidade no atendimento e na eficiência do serviço policial”, confessou.

A partir daí foi idealizado o projeto, que contou com as parcerias da Prefeitura de Cabrobó e do deputado Raimundo Pimentel (PSB) na doação dos aparelhos celulares e do material de divulgação (folders e ímãs de geladeiras).

Em Cabrobó, são dez viaturas atuando em 16 bairros (veja os número do box), onde cada unidade possui um telefone. O projeto também conta com o número na Central de Operações e de outro diretamente ligado a um oficial de operações.

“Conseguimos diminuir consideravelmente o tempo de resposta das ocorrências, desafogando o serviço na Central de Operações”, revela.

O projeto também contribui para a interação da Polícia Militar com a comunidade local. PMs da equipe de divulgação da 2ª CIPM realizam reuniões e palestras periódicas nos bairros e escolas da cidade, divulgando o serviço.

O comunitário Antenor Oliveira dos Santos, morador do Alto da Temperatura, aprovou a iniciativa. “Ficou muito mais fácil chamar a Polícia e ela vem mais ligeiro”, elogiou.


TELEFONES PARA CONTATO COM A 2ª CIPM
Todos os telefones tem DDD 87 e operadora TIM (exceto o * e os fixos)

Central de Operações
Toda a área da 2ª CPMI
9642-5351 / 9667-9950
9168-7076*/ 3875-3920 (fixo)
3875-3927 (fax) 

Oficial de Operações
Toda a área da 2ª CPMI
9973-8145

ROCAM  9943–9408

Patrulhas do Bairro
Loteamento Imobiliária Rocha, Vila do Gás, Vila do Ipa, Subestação, Beira Rio e Alto do Cancão: 9659–2312.
Vila das Flores, Cohab e IPSEP: 9659-2547.
Alto da Temperatura, Alto do Bonitinho e BR 428: 9659-2548.
Centro: 9943-9305.

GATI - Toda a área da 2ª CPMI:  9943-0297

OROCÓ - 3º PELOTÃO: 3887-1190 / 1821 (fixos)
Trailer centro: 9977-7954 - ÁREA URBANA: 9659-3291

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