Páginas

09/01/2014

Lula entra em campo e quer PT apoiando Armando

Petistas afirmam que a prioridade, acima de tudo, será reeleger a presidente Dilma
Deu no Brasil247/PE

Pernambuco 247 - Faltando menos de dez meses para a eleição presidencial de 2014, as movimentações políticas em Pernambuco ainda preocupam as instâncias locais e nacionais do PT. Enquanto o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, um principal nome da sigla, tenta articular uma aliança do PT com a pré-candidatura do senador Armando Monteiro (PTB) visando à eleição estadual, membros do partido em Pernambuco simpatizam com uma postulação própria, cujo nome mais cotado é o do deputado federal João Paulo (PT-PE), ex-prefeito do Recife.

Os petistas pernambucanos acreditam que uma chapa encabeçada por João Paulo teria mais representação, devido à popularidade adquirida pelo parlamentar durante os oito anos em que permaneceu à frente da Prefeitura Recife, chegando a quase 90% de popularidade, segundo algumas pesquisas. Apesar de Armando ter sido eleito como o melhor senador do Brasil, integrantes do PT argumentam que o petebista não possui experiência administrativa para concorrer ao governo.

Pernambuco é tido como um dos principais focos eleitorais para o ano de 2014. O estado é considerado como o reduto eleitoral do governador de pernambucano e provável candidato à presidência, Eduardo Campos (PSB), que se reelegeu como governador em 2010 com mais de 80% dos votos válidos. Mas Lula e Dilma também possuem grande representatividade eleitoral no estado, como demonstrado nas últimas três eleições presidenciais, onde os petistas venceram com folga.

Com o objetivo de garantir uma porcentagem significativa de votos, Lula já confirmou que deverá "morar" em Pernambuco durante o período eleitoral. O ex-presidente, no entanto, já assegurou que não é favorável à formação de palanque duplo no estado, e que confia em apenas um representante para disputar contra o candidato indicado por Campos.

Prioridade é Dilma

A desunião interna dentro do PT ficou evidente no ano passado, durante a prévia partidária entre o então prefeito do Recife, João da Costa, e o deputado federal Maurício Rands, apoiado por Campos, pelo deputado João Paulo e pelo senador Humberto Costa. Diante das denúncias de fraude, a disputa interna foi cancelada. Alegando intensos conflitos entre as duas alas, a Executiva nacional interviu no diretório petista em Pernambuco e apresentou Humberto Costa como candidato a fim de estabelecer um consenso intrapartidário, o que não aconteceu, e o Partido dos Trabalhadores perdeu a hegemonia de 12 anos frente à prefeitura da capital.

Representantes do PT em Pernambuco negam a existência de uma crise dentro da sigla no Estado, e reforçam a prioridade da legenda de reeleger a presidente Dilma. "Divergências existem em todo partido. Mas há um esforço de todos os filiados de reunificar as forças com o objetivo claro de garantir mais quatro anos ao trabalho para a presidenta", declarou Humberto Costa, ao blog Terra Magazine.

"É natural que o nome de João Paulo surja, porque ele é o terceiro deputado mais bem votado do Estado e um sujeito muito carismático, querido por todos os pernambucanos", continuou. "Mas o PT em Pernambuco está intimamente ligado ao desejo de Dilma e não vai titubear em construir alternativas para poder ajudá-la a continuar esse trabalho incrível que tanto tem ajudado os pernambucanos", acrescentou o petista.

Já a presidente estadual do partido, Teresa Leitão, admite que resquícios da celeuma que corroeu o PT em 2012 ainda podem ser localizadas dentro do partido. De acordo com a petista, entretanto, representantes das principais correntes do partido se movimentam para recriar a união em prol do pleito presidencial.

"Na eleição do PED todos assinamos um compromisso de recolher as armas e reunificar forças em torno do que for melhor para Dilma", relatou. "O processo de 2012 prejudicou muito o partido. Agora criamos uma comissão de tática eleitoral que vai se reunir já no próximo dia 18 para avaliar o cenário melhor para a presidenta", disse Teresa, reafirmando que a principal missão do PT é reeleger Dilma ao Palácio da Alvorada.

15 comentários:

  1. Cabroboense de recife10/1/14 10:04

    Quero ver só se eduardo campos vai ter a cara de pau de esculhambar também com lula que lhe projetou a nível nacional.

    ResponderExcluir
  2. É VERDADE QUE ALBUINO, MARCOS DE DONANA, MINININHO DE LORDINHA, PAULO TEOGENES, ARNALDO JOSÉ, ANDRÉ VIANA, EDGAR CALDAS. BRAÇOS FORTES DO EX-PREFEITO, HOJE FICHA SUJA ESTÃO COM AURICÉLIO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adivinhe porque estão. Eles deveriam explicar porque essa devoção tamanha. É só olhar do que eles vivem. Vivem de prefeitura sem ela eles são o que?????

      Excluir
    2. boa pergunta?

      Excluir
    3. qual a formaçao desses caras ? formaçao de .........

      Excluir
  3. CABROBOENSE DE CABROBÓ10/1/14 17:02

    Cabroboense de recife. Eu acho que o Sr. nunca viu, ouviu ou leu qualquer entrevista do governador e
    pré candidato a presidente eduardo campos, pois ele seus discursos sempre elogia e respeita o ex presidente Lula. Ok

    ResponderExcluir
  4. sei naõ mas acho que eduardo leva essa candidatura, vai ser dificil mas ele ganha.

    ResponderExcluir
  5. ganha experiencia você quis dizer? e é assim é aparece um candidato do nada em apenas um ano e ganha ta brincando é?

    ResponderExcluir
  6. Quem quiser que embarque na barca furada de Eduardo.

    ResponderExcluir
  7. caros amigos ja vi como é la fora no norte e sul do país, pernambuco, vem avançando muito. o PT fez o Brasil crescer muito sem sombra de duvida. porem chegou a hora de por ordem e controle, com eduardo no comando vamos DESENVOLVER....

    ResponderExcluir
  8. Eduardo traira playboy mimado, vai ganhar esperiencia pra proscima eleição.
    Lula tá certo de apoia Armando Monteiro pra Governando de Pernambuco 2014.
    Pt e Ptb todos juntos.

    ResponderExcluir
  9. É ARMANDO 14 e DILMA 13.

    ResponderExcluir
  10. VOCE SABIA QUE ARMANDO MONTEIRO ENTROU PARA A POLITICA, PORQUE AS SUAS EMPRESAS FECHARAM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cabroboense de recife12/1/14 19:45

      Até 2010 armando monteiro era presidente da CNI, e existe presidente dessa instituição sem credibilidade e com empresas fechadas? E Eduardo Campos entrou como na politica? Alias qual mesmo a profissão de DUDU campos? Entendi a profissão dele é ser politico, isso chama-se a nova politica defendida por seu governador?

      Excluir
  11. CIDADÃO DE CABROBÓ11/1/14 19:49

    É verdade não existe mais qualquer empresa do grupo armando monteiro todas estão falidas. Mas Pernambuco ele não vai ter oportunidade de falir.

    ResponderExcluir