Armando Monteiro, durante visita às obras do Canal do Sertão, em abril deste ano |
Brasília - O senador Armando Monteiro (PTB) lamentou, nesta terça-feira (5), o sofrimento de cerca de 500 mil habitantes da região do Sertão do Araripe (PE) com a estiagem do semiárido nordestino e defendeu soluções permanentes para a questão.
Entre as soluções de caráter estrutural para o combate da estiagem, o senador destacou a importância do projeto Canal do Sertão, obra de infraestrutura hídrica que levará água potável para os diversos municípios da região.
"O Canal do Sertão pernambucano representa uma oportunidade ímpar de interiorização do desenvolvimento para o sertão do Araripe. E é sem dúvida um antigo anseio da população da região, sendo inclusive motivo de música, cantada em versos, pelo filho ilustre da terra, o nosso saudoso Luiz Gonzaga", destacou.
O senador explicou que, no mês de outubro deste ano, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) publicou edital que modificou o projeto original do Canal do Sertão e retirou várias cidades da região desse projeto de irrigação.
Armando Monteiro defendeu a manutenção do projeto em seu formato original e destacou que a conclusão desse empreendimento representaria um verdadeiro vetor de desenvolvimento para a região, por meio da disponibilização de recursos hídricos em uma área com terras férteis e propícias para irrigação.
"Se antes tínhamos a possibilidade de uma área de irrigação de cerca de 110 mil hectares de terras, conforme previsto no PAC 2, a atual concepção chega a pouco mais de 33 mil hectares, incluindo apenas os municípios de Petrolina, Santa Cruz, Dormentes e Santa Filomena. Portanto, deixando ao largo áreas de terras irrigáveis de elevada fertilidade na região do Araripe e também do Sertão Central", lamentou.
Armando Monteiro ressaltou que a região do Araripe possui um enorme potencial produtivo e, com o Canal do Sertão em sua inteireza, poderia se transformar em uma nova fronteira agrícola, com a produção de frutas, legumes e hortaliças e cana-de-açúcar.
Por Agência Senado
Foto: Assessoria de imprensa
CABROBÓ VOTA ASSIM, PRESIDENTA: DILMA, GOVERNADOR ARMANDO MONTEIRO
ResponderExcluirEM 2014, OS CANDIDATOS DE LULA E EUDES.
Ai Claudio,sua folha da cidade já fazendo politica para Armando,,mais vão perder as eleições,Começou ontem pelo PED, o seu candidato,de Humberto,de Jõao Paulo,de Armando Monteiro Bruno Ribeiro,perdeu por 176 votos para o candidato de Joao da Costa,Fernando ferro e Eduardo Campos ,Tereza Leitão,e fizeram mais Oscar Barreto em Recife,foi Barba,Cabelo e Bigode,isso só foi o começo PT de Cabrobo,o galeguinho Eduardo onde bota a mão saiam do meio,por que ele tambem vai ganhar em 2014 para governador e senador,e cuidado na Presidência.
ResponderExcluirtem um besta de Cabrobó que eu sei quem é ele, é da turma do prefeito Auricélio fica postano noticais
ResponderExcluirde Eduardo Campos e falano mal de Eudes Caldas e do PT.
vai trabalhar besta se comforme que teu candidado não vai pra lugar nenhum.
tá muito preoculpado com os candidatos em 2014.
é porque teu prefeito diz vcs BABÁS está na pesquisa com 74%. piada kkkkkkkkkkkkkkk
Tem um candidato posto e irreversível muito forte, Armando Monteiro Neto. Armando terá o apoio e a presença de Lula na campanha. Consequentemente, de Dilma Rousseff e de todo o PT.
ResponderExcluirSe Eduardo conseguir derrotar Armando, não derrotou Lula, mas evitou ser derrotado por ele, o que não é pouco.