Páginas

23/11/2013

A música como instrumento de interação e inclusão social

O maestro Jackson Pereira (E) e alguns de seus pupilos entre uma apresentação e outra

Ontem foi o dia dos músicos. Para homenageá-los, destacamos o trabalho da nova geração de artistas que fazem parte do cenário musical de Cabrobó.

A nova safra conta com multi-instrumentistas, como os maestros de bandas e fanfarras Jackson Pereira e Rômulo Aranha. Este último, inclusive, estende seu trabalho a produções de outros artistas através de seu estúdio de gravações e mixagem.

Pelo volume de gente envolvida com a música em Cabrobó, já pode ser constatado que o gênero se destaca como uma importante ferramenta de inclusão.

São cerca de 100 crianças e adolescentes que interagem com as atividade que envolvem música, seja nas bandas e fanfarras ou na Escola de Música, da secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que conta com 40 integrantes.

O ensino da arte se desenvolve sob a batuta do maestro Jackson Pereira, que divide seu tempo como conselheiro tutelar e professor de música.

Um exemplo da dedicação que essas atividades provocam nesses artistas foram as comemorações do aniversário de Cabrobó, no último 11 de setembro. O maestro Jackson, um dos mais solicitados pelas escolas, regeu cinco das 13 bandas e fanfarras que se apresentaram no desfile.

Este tipo de entrega é muito comum nesses jovens artistas. Eles se revelam incansáveis na labuta musical e acabam, por isso, proporcionado não apenas momentos de alegria para o público, mas o fortalecimento da cultura local.

É por essas e outras que Jackson, Aranha e tantos outros artistas locais merecem nossas felicitações! Feliz dia dos músicos.

8 comentários:

  1. OBRIGADO A TODOS VCS DA FOLHA DA CIDADE PELO RECONHECIMENTO E PARABENS A TODOS OS MUSICOS DA NOSSA QUERIDA CABROBO.(ROMULO ARANHA)

    ResponderExcluir
  2. Ótima materia. Nossos artistas, e os demais, são merecedores.
    Abração!!

    ResponderExcluir
  3. ta certo Claudio,ai é a turma do PT que está na filarmonica,mais breve serão provavelemente subs tituidos,e musica é cultura,eu acho que essa Banda está na secreatria errada,deveria está é na secretaria de cultura ,isso é coisa de Eudes e continua com Auricelio,deve ser para prestigiar o PT não é Prefeito?

    ResponderExcluir
  4. parabens jackson vc merece

    ResponderExcluir
  5. todos esses meninos e o maestro Jakson estão de parabéns, eles enriquecem o nosso desfile cívico todos os anos.

    ResponderExcluir
  6. Pacato Cidadão24/11/13 18:47

    Gostaria de saber mais sobre o projeto Escola de Música (citada na matéria). Considero uma importante iniciativa de inclusão social e de descoberta, desenvolvimento e apoio a jovens artistas. Alguém sabe dizer quais são as atividades desenvolvidas lá? E como algum interessado pode se matricular na mesma?

    ResponderExcluir
  7. também peço ao Folha da Cidade, esse jornal maravilhoso que nos proporciona matérias ótimas que nos deixe informados sobre a escola de musica, eu também quero participar!

    ResponderExcluir