Páginas

05/10/2013

Gonzaga Patriota entra na luta contra a obesidade infantil

Assim como as bebidas alcoólicas e os cigarros, o projeto de lei proíbe a venda
de refrigerantes a menores




O deputado Gonzaga Patriota (PSB) apresentou à Câmara dos Deputados um projeto de lei que proíbe a venda de refrigerantes para menores de 18 anos. A bebida contribui para a obesidade infantil e, por não ser um alimento, não traz qualquer benefício para a saúde do consumidor, afirmam pesquisas sobre o assunto.

A matéria estabelece a proibição da comercialização num perímetro de 200 metros de refrigerantes e outros alimentos nocivos à saúde, como massas folhadas, frituras, biscoitos recheados, pipocas industrializadas, sucos artificiais, enlatados, alimentos que contenham gordura trans, balas, pirulitos e gomas de mascar.

Só serão permitidos alimentos como sanduíches e sucos naturais, salgados assados, “pelo menos dois tipos de frutas”, água de coco, queijos magros, iogurtes e cereais. Na cantinas escolares, a proibição do fornecimento de mostarda, maionese, ketchup e qualquer outro “molho calórico”.

Quem desobedecer estará sujeito a penalidades.

Gonzaga Patriota segue o exemplo de outros deputados que lutam contra a indústria da obesidade. A principal tentativa no Congresso Nacional é a de tirar os refrigerantes, doces e salgados das escolas.

O deputado lembra que "o açúcar deve ser colocado na categoria semelhante ao álcool e ao fumo, pois é tão viciante quanto aqueles produtos. O refrigerante não traz nenhum benefício à saúde. É totalmente dispensável. Se os pais quiserem dar refrigerantes para os seus filhos, que comprem. E façam isso com controle", afirma.

3 comentários:

  1. piada desse deputado porque não faz um projeto pra proibir bebidas com álcool nas beiras de estradas? aliás ele já é uma grande piada e sem graça

    ResponderExcluir
  2. Deputado se orienta; Proíbe isso, proíbe aquilo, lei para isso, lei para aquilo, "que não pega, só para fazer marola", não seria melhor educar.

    Você nada fez quanto ao Código Florestal na defesa dos ribeirinhos São Franciscano.



    E essa Marina é um atrazo Ongueira.

    Saudações Democráticas.

    ResponderExcluir
  3. Ja bastava em Cabrobó vereador criando projeto sem fundamento pra crianças, e agora vem um deputado! Acorda!!! Esses politicos tão igual essas bandas de musicas que não sabem mas escrever musica e canta qualquer merda!

    ResponderExcluir