Páginas

23/10/2013

Cabrobó poderá receber recursos para combater o uso de agrotóxicos


Cabrobó está entre os 15 municípios pernambucanos selecionados pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES) para receber investimentos destinados a projetos de combate ao uso de agrotóxicos.

O Ministério da Saúde disponibilizou o montante de R$ 600 mil para 15 municípios, que deverão elaborar projetos e apresentar à SES. O valor disponibilizado para Cabrobó será R$ 40 mil.

A escolha se deu com um diagnóstico da SES, baseado no Censo Agropecuário, na Pesquisa Agrícola Municipal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e em análises de resíduos de agrotóxicos em alimentos realizadas pela Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) e Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro).

Entre os alimentos com maior proporção de amostras insatisfatórias estão pimentão (91%), repolho (41,7%), couve flor (40%), uva (35,5%) e alface (33,3%). A porcentagem indica, por exemplo, que 91% dos pimentões produzidos no Estado estão com índices insatisfatórios em relação à utilização dessas substâncias.

Os especialistas ressaltam que não se pode deixar de comer esses alimentos, fundamentais para uma alimentação saudável, mas comprá-los em locais que monitoram a produção de seus fornecedores ou mesmo nas feiras agroecológicas, onde o alimento é mais saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário