Páginas

25/09/2013

Exclusivo: Veja a entrevista completa do prefeito Auricélio à Folha da Cidade

Fizemos muito em oito meses de governo, mas não foi na velocidade esperada

Veja a entrevista completa do prefeito de Cabrobó Auricélio Torres, publicada na edição de setembro do jornal Folha da Cidade.

O prefeito de Cabrobó Auricélio Torres (PSB) confirma o propósito de dar cara própria ao seu governo. Nesta entrevista exclusiva ao editor da Folha da Cidade, Cláudio Angelim, o prefeito de Cabrobó fala dos débitos deixados por seu antecessor Eudes Caldas e comenta, entre outros assuntos, a conquista de quase todos os vereadores para o seu lado. Mas, Auricélio ainda acha cedo para se considerar o prefeito que sonhou. Ele reclama da lentidão da máquina, segundo ele, provocada pela burocracia.

FOLHA DA CIDADE  Em oito meses de gestão, o sr.  já se considera o prefeito que imaginou ser?

AURICÉLIO TORRES  Não. Acho até que fizemos muito em apenas oito meses de governo, mas não foi na velocidade esperada. Os entraves burocráticos dificultam muito.

FOLHA  Quais são as suas principais realizações no governo?

AURICÉLIO  Temos ações importantes de Infra estrutura, como pavimentação de ruas, saneamento, mutirão de limpeza em vários bairros da cidade, estruturação do polo comercial da Vila do Gás, que também vai receber a feira livre do município. e iluminação da av. Nilo Coelho (Br. 428). Na educação, temos recuperação de escolas, climatização das mesmas com instalação de aparelhos de ar condicionado e ventiladores, melhoria do salário dos professores contratados e pagamento do piso salarial dos professores efetivos desde o mês de janeiro. Aquisição de um ônibus para o transporte de alunos com deficiência física, formação continuada dos professores da rede municipal, realização do projeto atleta na escola. Recentemente fizemos um importante ato público de apoio aos alunos portadores de necessidades especiais. Na saúde temos a construção dos prédios dos PSF do Alto do Cancão, Mãe Rosa e Alazão, UPA 24 horas, implantação e instalação do SAMU, nove PSFs funcionando com equipe completa de profissionais, melhoria salarial dos médicos plantonistas do hospital, locação de duas ambulâncias novas para atender a população, perfazendo um total de cinco veículos e ainda aquisição de um veículo para o programa Vigilância em Saúde. Temos dado atenção ao homem do campo, com recuperação de todas estradas do município, atendimento com 19 carros-pipa, fornecimento semanal de ração animal para os criadores do município, perfuração de 11 poços artesianos, construção de seis barragens (sendo cinco via Codevasf e uma em convênio com o Governo do Estado), distribuição de 2.100 horas/máquina em convênio com o IPA, conclusão das adutoras do Jatobá 2, Murici, Manguinha (via Codevasf), ampliação e aprofundamento de cacimbas, elaboração de projeto para construção das passagens molhadas do Tamboril e Boqueirão... Existem ainda ações na área da habitação, secretaria da Mulher, Desenvolvimento econômico, como a sala do empreendedor, ação social, cultura, juventude, articulação social, etc... Em tempo, adquirimos um novo veículo para a secretaria de Agricultura com com recurso próprio do Município.

FOLHA  O que o sr. achou da ação do MP sobre a questão dos concursados?

AURICÉLIO  O MP está cumprindo seu papel. Mas acho que faltou ao promotor ouvir as duas partes: concursados e o representante do município.

FOLHA  O sr. Já esteve do lado de Eudes Caldas (PTB) no passado. Algum tempo depois os dois se tornaram adversários e em 2012 votaram a se aliar em torno de sua candidatura. Recentemente, viraram adversários novamente. Vai ser sempre assim ou desta vez a separação é para sempre?

AURICÉLIO  Melhor perguntar ao lado de lá, porque da parte de cá não temos histórico de rompimentos frequentes. Apesar de entender que a política é muito dinâmica.

FOLHA  O que faltou para vocês dois permanecerem juntos, então?

AURICÉLIO  Sinceramente não sei. Procurei aproveitar várias pessoas do grupo político do ex-prefeito, atendi os pedidos pessoais do mesmo, me comprometi a apoiá-lo caso fosse candidato a deputado.

FOLHA  O vereador de oposição Ramsés Sobreira (PSB) é de seu partido e na Câmara Municipal tem sido uma pedra no seu sapato. Como está sendo encarada esta questão delicada dentro do PSB local e estadual?

AURICÉLIO  Um tanto contraditório o posicionamento do vereador. Passou toda sua vida pública defendendo o nosso nome para prefeito e foi convidado inclusive para compor nosso governo, numa pasta importante. Aceitou a princípio, mas antes da posse desistiu e logo no início do nosso mandato rompeu politicamente conosco. Vai ver que o vereador acha melhor criticar do que trabalhar.

FOLHA  Afinal de contas, qual era a situação financeira da Prefeitura de Cabrobó quando o sr. assumiu em janeiro?

AURICÉLIO  Com débitos de pessoal, fornecedores, transporte escolar, em torno de três milhões de reais. Agora, pior do que essa quantia, nós consideramos o fato do município estar negativado no CAUC - Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias, sem poder receber recursos federais. Com isso perdemos logo no início da gestão uma emenda parlamentar de dois milhões de reais junto ao Ministério das Cidades. É bom esclarecer que este valor já estava empenhado no referido ministério, mas quando fomos assinar o contrato com a Caixa Econômica Federal, fomos impedidos pela inadimplência do município.

FOLHA  Ultimamente seu poder de aglutinação se mostrou muito eficaz, já que quase todos os vereadores ficaram do seu lado, inclusive com apoio a seus deputados. O sr. enxerga uma consistência nesse novo grupo que se moldou ou são apenas alianças pontuais?

AURICÉLIO  Acredito que os vereadores começaram a enxergar as dificuldades e a seriedade com que estamos administrando o município. Por isto estão solidários com o prefeito e o povo cabroboense.

FOLHA  Quais são suas maiores preocupações em relação a Cabrobó?

AURICÉLIO  São várias, como em todo o país. Melhorar a vida das pessoas é uma resposta. Mas podemos especificar: Geração de emprego e renda, onde uma boa opção seria a implantação de um grande projeto de irrigação. Melhor saúde (médicos especialistas, melhoria na atenção básica), educação (faculdade, escola técnica, maior valorização dos educadores). Auxílio ao combate ao consumo de drogas entre os jovens. Dotar de melhor infraestrutura nossa cidade e assistência permanente ao homem do campo.

FOLHA  Como o sr., enquanto médico e gestor público, vê a atitude de conselhos e sindicatos da classe contra a vinda de médicos cubanos para o Brasil?

AURICÉLIO  Sou favorável ao programa Mais Médicos, é tanto, que nos inscrevemos e fomos contemplados com dois profissionais, que estão para chegar.

FOLHA O sr. agora está sabendo o que é ser prefeito. Vai para a reeleição em 2016?

AURICÉLIO  No momento, só penso em fazer um bom trabalho. O futuro a Deus pertence.

25 comentários:

  1. O cara tá focado. Saiu-se muito bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Focado em que? Com as obras todas encaminhadas? Com toda equipe da gestão passada trabalhando?
      Assim fica fácil ! O atual gestor não teve trabalho algum para conseguir essas obras,quem sabe mais na frente ele consegue!

      Excluir
    2. Saber aproveitar as pessoas certas para o serviço publico é foco. Pelo que sei, o governo passado negligenciou bastante, pois Obras com contratos de 2009, não foram sequer iniciadas e o atual prefeito as realizou em poucos meses. Outra coisa, a maioria dessas obras foram conquistas desse governo, em convênio com o estado de Pernambuco e recursos próprios. É bom se conformar pois o mandato de Dr Eudes acabou em 31/12/12. Isso é o que acho. Prá população vale o que ela vê hoje e as melhoras que virão no amanhã. Continuo com meu pensamento: Auricélio tá se conduzindo muito bem!

      Excluir
    3. Tem certeza que a população está vendo?
      Por que pouca gente nas inaugurações?
      Se tirasse os vereadores e seus acessores não ficaria ninguém!Cadê a população?
      ???

      Excluir
    4. ô anônimo 27 de setembro de 2013 08:32, se vc tivesse memoria, se lembraria que as pessoas desta cidade não gostam de participar de nenhuma inauguração, relembre e veja que nas inaugurações que Eudes fazia tb só tinha assessores e vereadores> agora, quando as inaugurações são nos anos de eleições ai aparecem mais pessoas por conta que todo mundo tá querendo uma boquinha, e ai vem o dizer popular "quem não é visto, não é lembrado";

      Excluir
    5. É mesmo, Auricélio soube aproveitar as pessoas certas, as que não aproveitou substituir pela mulher e o irmão. Vai longe esse prefeito.

      Excluir
  2. Debitos?realmente ficaram e ele pagou todos,ficou ate agora calado?mais é claro,ele vinha de uma coligação harmoniosa com Eudes,não popdia e era até antietico dizer como pegou a situaçaõ financeira da prefeitura,pessoal de Eufdes?tem mais de 70%,ate o tesoureiro,que isao nunca se viu em lugar algum,ele deixou o de Eudes,isso se diz transparência com o dinheiro publico.Os vereadores?este ele está em maus lençoes,ate o presidente achou ruim a materia que a folha colocou sobre eles e como se expressou,mais todo Cabrobo sabe que eles estão ali com Auricelio porque estão mamando na viuva,e seu presidente sabe disso,alias ele é o primeiro da lista,e veja o que ele e os outros vereadores fizeram com Eudes,depois de terem se elegido com seu apoio,e Jorge é hoje presidente graças a indicação de Eudes e o troco foi dado com suas contas rejeitadas o tornando inelegivel por 8 anos.,o vereador Ramses rompeu porque ele preferiu Jorge,a pedido de Eudes,para presidir a camara queimando o mesmo que tinha esse desejo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito interessante!
      Porque a equipe de trasição não divulgou os débitos? Afinal foram la para que?
      Voce acha que só os vereadores estão MAMANDO? Voce sabe o real motivo do rompimento do vereador que sempre apoiou o atual gestor?
      E pode pode esperar porque o atual presidente da câmara vai ser reelieito com o apoio TOTAL do PREFEITO.Agora é facil dizer que a prefeitura tinha débitos,deveria falar antes e não aceitar,mas já que aceitou agora aguente.

      Excluir
    2. Não compreendi sua resposta anônimo, dizer que sabe os verdadeiros motivos do rompimento de Ramses. Isso todo mundo sabe: Auricélio não li deu o bastante(real). Quanto a equipe de transição , por autorização do prefeito, não iria dizer nada naquela hora, já que havia harmonia entre os grupos.

      Excluir
    3. Falar agora é falta de ética não acha?
      Já que se esperava um rompimento mais cedo ou mais tarde deveria ter discernimento e não ocultar os débitos para a população,ou seja,se estivesse com Eudes estaria calado e pagando as contas escondidos da população.Mas se vc acha certo blz!
      A população tem seus meios de cobrar uma explicação do gestor!

      Excluir
  3. Amigo,a equipe de transição existiu somente para dar uma satisfação ao Promotor,que queria mostrar trabaljho e aparecer as custas dos outros,exigiu,alias equipe de ABAFAÇÃO e não ytransição,e veja quem eram?e como iria publicar os débitos?quem tinmha QUE FAZER ERA AURICELIO QUANDO CHEGASSE A HORA,E ESSA HORA CHEGOU AGORA.Nao é so os vereadores que mamam naõ,mais esses são os piores,Ramses rompeu porque queria mamar muito,e Auricelio não concordou,pois veja o perfil dele nos ultimos anos de Eudes,o quanto mamou.Jorge de novo presidente?ai amigo eu acho que não,este é insaciavel e Auricelio não é doido nao de colocar ele de novo para presidente,embora que os primeiros passos ele ja deu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo. Quanto ao Dr Jorge acho que Auricélio junto com Eudes pagaram uma compromisso. Agora reeleger Dr Jorge pode ser o grande erro de Auricélio. Tá escrito nas estrelas...

      Excluir
    2. Pois é,se for erro ou não Jorge é candidato do prefeito para reeleção da câmara e vai vencer, já que o nosso prefeito está bem ninguém dos que estão com ele será contra ou será?
      Se está escrito nas estrelas que será um grande erro só as estrelas e o tempo dirá!

      Excluir
    3. Acho que você está enganado e ao mesmo tempo quer jogar os vereadores e o povo contra o prefeito. Só acho. Mas tem muito tempo ainda pra ver o que vai acontecer, afinal de contas a eleição da câmara falta mais de um ano. Tantas coisas podem acontecer.Né mesmo?

      Excluir
    4. Esse anônimo que diz que Auricélio vai apoiar Dr Jorge sabe de coisa viu! Será que é Flávia?

      Excluir
    5. É não. Tá em brazília por conta da viúva.

      Excluir
  4. Nem o candidato a reeleição da camara será Jorge,nem as eleiçoes sera em dezembro ,Jorge esperto colocou para junho de 2014.

    ResponderExcluir
  5. Eleição da câmara será em junho/14? Esse Jorge é o bicho!

    ResponderExcluir
  6. Jorge não ganha a eleição porque os vereadores sabem que ele quer ser mais do que todo mundo, ele já perdeu essa e não sabe pois tem gente melhor para ser presidente na Câmara como Neguinho por exemplo.

    ResponderExcluir
  7. O ex prefeito Eudes já está formando a nova oposição de cabrobó!
    Adalberto Cavalcanti para Deputado Federal e Dr Demerval para Deputado Estadual.É só o começo!

    ResponderExcluir
  8. e isso ai porco se misturando com lavagem não duvido nada,dois rapazes simpaticos se juntando,isso é Cabrobo,ideologia e dignidade nesses politicos passou longe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles estão desesperados, eles estão desesperados. Agora já não é mais gato, é porco, esse povinho do prefeito tá se agoniando.

      Excluir
    2. Converça é essa ? Doutor demerval não que saber de política não quanto mais junto de ficha suja. Era lavage mesmo kkkkk

      Excluir
    3. Eles estão desesperados.

      Excluir
    4. kkk o atual prefeito também tem uma belissíma simpatia não é?
      Só ganhou por que Eudes assim fez!
      Se não era outra lapada!

      Excluir