![]() |
CLIMA TENSO - Ramsés Sobreira enfrentou quase todos os vereadores na sessão de ontem, incluindo o presidente Jorge Cavalcante |
A discussão principal girou em torno do projeto de lei do vereador-presidente Jorge Cavalcante (PSD), que possibilita a reeleição da atual mesa diretora. A matéria foi apresentada para votação em primeiro turno, já se sabendo que os vereadores Ramsés Sobreira (PSB) e Zé Nilson Novaes (PP) eram os únicos contrários à proposta.
Mesmo em número reduzido, os dois tiveram um apoio de fora das quatro paredes da Câmara. Um grupo de pessoas, lideradas pelo bacharel em Direito Elioenai Santos Filho, vem se pronunciando na internet/Facebook contra o projeto. Eles formaram um grupo intitulado Diga Não à Reeleição, que conta com 504 membros inscritos.
Através desta mobilização e de uma autorização da mesa diretora, Elioenai Santos obteve autorização para se pronunciar na tribuna da Câmara. Isso deu um fôlego a mais ao vereador Ramsés Sobreira, na sua batalha contra a maioria esmagadora dos colegas.
Em seu pronunciamento, Elioenai afirmou que o grupo Diga Não... é "totalmente apartidário" e que representa os jovens de Cabrobó. "A juventude está saindo da passividade e passando a executar os seus direitos”, discursou.
Até aí tudo andava calmo, mas quando o jovem entregou um panfleto ilustrado contendo um diálogo de internautas condenando o projeto e associando a reeleição à temas como roubo e corrupção, o clima pesou.
O vereador Marcos de Neuma (PSB) classificou o conteúdo como uma afronta. “Acho um grande equívoco o que tem escrito aqui. Nós não somos bandidos. Não são só os políticos que tem que fiscalizar a sociedade. Essas pessoas não nos respeitaram”, declarou.
O vereador Ramsés ratificou na tribuna que era veemente contra o projeto, segundo ele uma manobra do presidente da Câmara. "A reeleição é um mal criado pela sociedade. Tudo isso é para Jorge (vereador) continuar no poder”, declarou, classificando o projeto de "imoral".
A fala do vereador também acabou colocando o prefeito Auricélio no bolo. "Esse projeto é imoral, da mesma forma que o prefeito usa de nepotismo e coloca a mulher e o irmão para secretários”, acusou.
Os vereadores reagiram em seguida, começando por Barná Russo (PDS). "Não vejo nada de imoral na reeleição. Respeito a posição contrária, mas vocês também tem que respeitar a nossa. Quem está com olho grande são vocês”, retrucou.
Daí em diante vieram Marcos de Nelma, Paulo Gonçalves (PT), Duda Caldas (PTB), Jorge Cavalcante (PDS), Avanildo Barros (PP) e Zezito Salu (PDT), todos contra Ramsés. Salu até que tentou diminuir a tensão ao afirmar que estavam fazendo "tempestade em copo d´'água e que todas as cidades tem reeleição, mas os ânimos dos edis já estavam muito exaltados.
Tanto é que presidente Jorge Cavalcanti deu uma espécie de recado a Ramsés. “Se a gente for falar em imoralidade aqui, a gente vai chegar lá”, cutucou.
Já o vereador Duda exigia que Sobreira falasse de uma suposta “verdade”. "O povo não é mais burro não, diga logo que você já foi a favor quando Neguinho Truká estava na presidência e agora é contra. Diga quanto você ganhava com isso”, insistia.
Diante do bombardeio, e como havia falado apenas no início, Ramsés solicitou autorização para ocupar novamente a tribuna e se defender, mas o presidente Jorge negou, alegando que o horário da reunião já havia acabado.
Após muita insistência, o socialista foi autorizado a falar, desde que não mencionasse o assunto da reeleição, o que acabou não acontecendo. Após encerrar outros temas, Ramsés voltou à questão mas foi bruscamente interrompido pelo presidente Jorge, que desligou os microfones e declarou a sessão encerrada.
Só restou ao Ramsés, já com a voz rouca, continuar sua oratória no gogó. Neste momento o vereador contou com a solidariedade do colega Barná Russo, enquanto os outros se retiravam.
Mas não pense que a cena acabou por aí. Os vereadores Marcos de Neuma e Duda Caldas retornaram e classificaram o ato de Ramsés como “palhaçada”. “Esse moleque é um palhaço”, esbravejou Duda.
Fim do espetáculo. No final das contas, o projeto que trata de emenda modificativa à Lei orgânica do Município foi votado em primeiro turno, mas sem data prevista para a segunda etapa.
Confira o placar
Votos a favor: Marcos de Nelma (PSB), Paulo Gonçalves (PT), Duda Caldas (PTB), Jorge Cavalcante (PSD), Avanildo Barros (PP), Suzana de Ezequias, Barná Russo e Zezito Salu (PDT).
Votos contrários: Ramsés Sobreira (PSB) e Zé Nilson Novaes (PP).
Ausentes: Claudenor Novaes (PTB) e Neguinho Truká (PSD).
Eita que o bicho vai pegar, sinto muito pelo vereador Ramsés, compra uma briga a toa, se for aprovada a reeleição, não quer dizer que Jorge continuará sendo o Presidente, ele simplesmente terá o direito de concorrer.
ResponderExcluirNa contramão do Brasil. Enquanto os movimentos populares fizeram surgir a ideia de acabar com a reeleição, Cabrobo, inicia, sem se preocupar com a opinião pública, o processo de reeleição do Legislativo. Tudo bem, vivemos na idade media: a prefeitura é um feudo, com muros enormes, um lago em volta cheio de jacarés, só se passa para falar com osehor feudal, quando a ponte abaixa para poucos, e olha q sao poucos mesmo. O outro poder, o legislativo, é imperialista, o presidente quer ficar la pra sempre, quer se perpetuar la. Pra que? A renovacao no poder é o que torna um país republicano. Ah! Esqueci. Ainda estamos na idade media
ResponderExcluirE quem disse que os movimentos populares pediram o fim da reeleição, o senhor anonimo ta é desinformado sobre as manifestação! Quem falou em acabar com a reeleiçaõ foi o tucano Aécio neves!mas o seu partido psdb na época de FHC aprovou a reeleição comprando os votos dos deputados isso comprovadamente
ExcluirÔ da idade média, porque tu não se candidata? Criticar é fácil. Quero ver é ter coragem de se submeter ao julgamento do POVO.
ResponderExcluiressas palavras bonitas deve ser de advogado,menino vai cuidar de tua profissão,esse caminho ai ninguem vai pra frente não e na hora H voce fica sozinho falando tipo ,radio de pilha,esse filme ja vi aqui em Cabrobo
ResponderExcluirFalando sozinho uma OVA ele é é o candidato de romero na proxima eleição vão na onda dele jovens bestas e esse negocio de dizer que é um movimento apartidário isso é coisa de analfabeto politico pois não existe democracia sem representatividade não isso é a mesma coisa de dizer que eu não preciso de politica pra viver
ExcluirAnalfabeto político? Quer dizer que não existe democracia sem representatividade? Então vamos rasgar os livros de história e esquecer tudo que existiu na Grécia; Vamos rasgar parte de nossa Constituição e deixar de lado seus artigos que possibilitam a participação direta do povo como são o plebiscito, o referendo, o projeto de lei de iniciativa popular dentre outros mecanismos; O que pouca gente sabe é que não precisamos de um representante para participarmos ativamente do processo político e terminam esquecendo que o próprio nome já diz REPRESENTANTE ( traduzindo: alguém que representa algo ou alguém)na verdade a democracia não depende da representatividade, mas sim a representatividade depende da democracia. E só para constar podemos sim viver sem política, a política e os políticos é que não podem viver sem nos ouvir. Realmente o nosso país está cheio de analfabetos. Analfabetos funcionais. Gente sem conhecimento e cheia de preconceito que ainda acha que a juventude é besta e incapaz. Para finalizar não sou candidato de Romero. Se um dia vier a ingressar na vida política não serei ventríloquo. E certamente o principal apoio que terei será o do meu pai Prof. Nanai. Anônimos fiquem tranquilos que quando eu quiser fazer algum comentário terei coragem suficiente para me identificar. Elioenai Filho.
ExcluirDoutor quando tu passou no concurso da policia como foi?? não foi uma decisão politica do governador abrir o concurso? a decisão de ter uma faculdade em belem que o senhor estuda não foi uma decisão politica não? ou será que iam abrir uma faculdade se não existisse politicas economicas sociais de saude de segurança e educaçao? O senhor fala assim mas sustenta inocencio oliveira no poder com o seu voto e fica falando em apartidario que isso que quer volte a ditadura acha pouco politico como inocencio e outro egreso ai egreso da itadura e que senhor voto nele? seja coerente
ExcluirCoerente? O ser humano não sabe nem escrever e vem falar em coerência. Elioenai, meu grande amigo, deixa de lado. Não vale a pena discutir com quem não tem argumentos e não sabe se quer escrever. Visivelmente, percebe-se ser alguém que além de ser analfabeto funcional que este cidadão não sabe nem escrever, pra quê gastar seu português? PARABÉNS por ter a nobreza de expor o que pensa, o que defende e o que acredita. ANÔNIMO, vamos deixar essa divergência de lado, você terá que ler e se informar muito para ter peso em suas argumentações. Simples assim!
Excluirmais não voto em Inocêncio
Excluirestao colocando o carro na frente dos bois,sabemos que jorge é esperto,maquiavelico,e vai tentar comprar os vereadores com ajuda financeiras,diarias,etc.para ser reeleito de novo,mais acredito que os edis,mesmo cegos por dinheiro,não irão se ajoelhar e deixar jorge ir pela quinta vez ser presidente do legislativo,que lá é bom,todo mundo sabe,sobra dinheiro todo mundo sabe,é tanto que o que DudA falou de Ramsés é pura verdade....( FRASE DO COMENTÁRIO SUPRIMIDA POR CONTER ACUSAÇÕES ANÔNIMAS).... o rapaz já é conhecido em...
ResponderExcluira decepção de tudo isso é o veriador do pt não acredito que ele tenha consultado com a direção do pt sobre esse assunto e se tivesse o pt não aprovaria essa emenda caba caldo de bila moacir 2
ExcluirO próximo passo do golpe é antecipar, ainda para esse ano, as eleições para o comando da mesa da Câmara do biênio 2015/16.
ResponderExcluirESSES VEREADORES SÓ PENSAM EM SI PRÓPIO, DUDA CALDAS CARROS LOCADOS NA PREFEITURA,IRMÃ Q FEZ CONCURSO E FOI REPROVADA(NÃO ATINGIU NOTA MINIMA),PAI SECRETARIO,TIO SECRETARIO,ESPOSA FUNCIONARIA,AVANILDO PIPA LOCADO,EMPREGOS,ZEZITO SALU CAMINHAO LOCADO,TODOS TEM CARGOS INDICADOS NA PREFEITURA, POR ISSO FICAM DO LADO DO PREFEITO,E QUEM MAIS DECEPCIONOU FOI SUZANA DE EZEQUIAS, JORGE FEZ O QUE FEZ COM ELA PARA PERDER O MANDATO,E ELA APOIAR UMA EMENDA DELE,AI TENHA PACIENCIA, O PROMOTOR TEM QUE INVESTIGAR TAMBEM AS LOCACOES DESSES VEICULOS A PREFEITURA, FICA A DICA.POR ISSO SO VOTO NULO,SÓ ASSIM TENHO MENOS RAIVA DESSES POLITICOS QUE SÃO FARINHA DO MESMO SACO,SÓ PENSAM EM SI PROPIO.
ResponderExcluirReeleiçao,de novo?amigos isso não é so em Cabrobo que existe e esta existindo reeleiçao,é no Brasil todo,cabe aos vereadores reelegerem Jorge ou não,vamos ve a inteligencia deles
ResponderExcluire agora,se o Real não falar mais alto,não é,VEREADOR RAMSES,tu bem sabe disso,e reeleiçao é democracia,tem que existir,agora escolher quem irá é que tem que ve quem presta e merece. Elioenai,começou como anonimo e terminou dizendo seu nome,controle emocional não existe,só palavras bonitas; esta muito longe de ser um lider democratico,como parece querer ser,vai nadar sozinho e morrer na praia,procure outra profissão amigo,essa nao vai dar não.,tire seu pai da jogada,pois precisa de votos para se candidatar,e ele não tem nao,os votos SAO DE ROMERO.Quanto ao vereador do PT acho normal ele ter votado pela reeleição,nao de Jorge,que voces estão criando,mais ate porque o PT foi sempre a favor de reeleições,nada de mais,ai é intriga pessoal com o vereador.
Esses comentários estão cada vez mais engraçados, rsrsrsrs.... Vi ali que escrever um português correto e saber argumentar é coisa de advogado, desclassificando as demais profissões, agora faço feito uma grande amiga: MELHOREM, rsrsrsrs.... O colega que falou sobre o retrocesso na legislação é uma pessoa informada, visto que, as pessoas hoje se deparam com vários meios de comunicação que nos informam as reformas, propostas, emendas, tudo o que quisermos saber sobre o legislativo, não precisa ser advogado não. Existem no canal aberto, ou seja, na TV, canais como TV Senado, TV Câmara, então, ao invés de estarem assistindo A Fazenda, Amor à Vida ou Ratinho, vão procurar assistir algo que agregue aos seus conhecimentos. O Vereador Ramsés, o Vereador Zé Nilson Novaes, assim como o jovem que foi a Tribuna Popular, só mostraram o que é ter caráter, que as pessoas não podem se deixar manipular, que NÓS, CABROBOENSES, estamos de olhos abertos e vendo a realidade, vendo que os fortes sempre querem mais, que tá mais que na cara que esse joguinho é em benefício próprio, que o Presidente não fez isso em vão, já que não é interesse dele pq ele não esperou que outro vereador lançasse a proposta? ACORDA ANONIMO ALIENADO.
ResponderExcluirQuando a pessoa diz que é apartidário pode desconfiar. Duvido esse rapaz nao votar nos candidatos de seu pai. nanai é um político dos inocencio oliveira, esse menino deve saber bem que Romero é quem manda ali no pedaço.
ResponderExcluiramigo anonimo,nos estamos em um pais democratico e a reeleição foi aprovada no congresso nqacional,porque em Cabrobo não pode haver reeleição?não tem para prefeito?agora cabe aos vereadores,se foi malicia de Jorge,votarem e colocar ele de novo na presidencia,aí nos poderemos chama-los de BURROS ou COMPRADOS,vamos aguardar o desfecho senhor anonimo.
ResponderExcluirBlogueiro, faz uma matéria mostrando os prós e os contras dessa reeleição, quem é contra quem é a favor, enfim, um resumo, a votação é hoje, seria bom colocar essse assunto em pauta mostrando tudo que ocorreu e o que poderá ainda acontecer.
ResponderExcluir