O ex-prefeito Eudes Caldas contou tudo com exclusividade à Folha da Cidade |
O ex-prefeito de Cabrobó Eudes Caldas (PTB) revela que a aliança criada em 2012 para eleger o atual prefeito Auricélio Torres (PSB) acabou, e que não existe diálogo entre os dois. Nesta entrevista exclusiva ao editor da Folha da Cidade Cláudio Angelim, o líder petebista diz que a rejeição de suas contas pelo TCE foi uma “injustiça”. Quando perguntado sobre a gestão do seu sucessor, Caldas desvia-se e diz que “o povo fará sua avaliação”. Em relação a 2014, Eudes defende a volta de Lula (PT) para concorrer a presidência da República e afirma que Armando Monteiro (PTB) disputará o governo estadual.
FOLHA DA CIDADE - O Sr. é apontado pela população como um político de grandes obras. Quais são suas principais realizações nos oito anos à frente do Governo Municipal de Cabrobó?
EUDES CALDAS - Na infraestrutura urbana foram construídos calçamentos em mais de quarenta vias públicas. Construímos a praça João Freirede Carvalho, as praças das Av. Agamenon Magalhães, Conrado Ferraz, Brígida de Alencar e Júlio Pires. As quadras de esportes da Subestação, Temperatura e Vila das Flores, além das quadras na área rural, como Boqueirão, Murici e Riacho Fundo. Construção do portal da Cidade, o pátio da feira, a academia das cidades na Subestação e o novo cemitério público. Na habitação foram vabilizados recursos para construção de mais de mil casas populares. Foram doados terrenos para intalação da Caixa Econômica Federal, Polo Indígena, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e INSS. Na Educação foi contruído o prédio da secretaria de educação e mais de 30 salas de aula, além da aquisição de mais de dezesseis ônibus escolares. Foram adquiridos mobiliário e ar-condicionados para as Escolas Municipais e implantada a casa do estudantes de Cabrobó na cidade de Petrolina, uma das nossas primeiras ações. Tivemos um aumento significativo da qualidade na educação, medida através do IDEB. Foi ocnstruída a creche do bairro Temperatura e iniciadas as obras da creche da Vila das Flores. Efetuamos doação do terreno para construção da Escola Técnica Estadual em Cabrobó. Fortalecemos a administração com a aquisição de mais de quinze veículos para as secretarias municipais. Na área da saúde, construimos a maternidade do hospital e implantamos vários programas de saúde, como seis unidades do Programa de Saúde da Família, com construção do prédio e implantação do PSF dos Sem-Teto do Parque de Exposição. Também foram implantados diversos programas na área de desenvolvimento social. Construímos e prédio do CRAS indígena e implantamos o programa, assim como o CRAS urbano, entre outros. Na área rural, contruímos cinco grandes adutoras atendendo a mais de trezentas propriedades rurais. Também foram recuperadas, construídas e ampliadas várias barragens e barreiros, além da ampliação e melhoria das passagens molhadas do Riacho Grande e Umari. Foram adquiridas ainda uma patrol, cinco retroescavadeiras e uma bobcat.
FOLHA DA CIDADE - O Tribunal de Contas do Estado -TCE recentemente rejeitou as contas de seu governo, refente ao ano de de 2010, o que pode torná-lo inelegível. O que o Sr. tem a dizer sobre isso?
EUDES CALDAS - Evitar fechamento de Unidades de Saúde da Família, com demissão de médicos, enfermeiras, dentistas e paramédicos, deixar de implantar Programas Sociais em beneficio dos mais pobres, em face de ser impedido por uma legislação injusta, por não poder gastar com remuneração de pessoal acima de 54% da receita municipal não devem ser motivo para deixar bons administradores inelegíveis. É profundamente injusto esse posicionamento.
FOLHA DA CIDADE – O Sr. Foi o responsável pela união da situação e da oposição ao apoiar o então candidato a prefeito Auricélio Torres (PSB), ano passado. Como está esta aliança?
EUDES CALDAS - Uma aliança política requer um diálogo permanente. Como não houve iniciativas desse diálogo no pós-posse, evidentemente seria natural o seu esvaziamento. Portanto, acho que, por falta de interação entre seus principais ativistas, a aliança deixou de existir.
FOLHA DA CIDADE – Mas o Sr. participa de alguma forma do atual governo municipal?
EUDES CALDAS - Eu diria que nem de forma direta ou indireta somos partícipes do atual governo. Não fomos ouvidos para indicação de cargos ou postos de relevância na atual gestão. Se alguém que faz parte do nosso governo estiver integrando o atual, certamente não foi por indicação nossa. Posto que, alguma pessoa que ocupa cargo de relevância no atual governo se acha indicação nossa, o que não vemos como fato concreto, fica o chefe do executivo à vontade para tomar qualquer medida que achar conveniente em relação as mesmas.
FOLHA DA CIDADE - Qual a sua análise sobre a gestão do prefeito Auricélio?
EUDES CALDAS - Prefiro que o povo, na sua infinita sabedoria, seja o legítimo analista da atual gestão.
FOLHA DA CIDADE – Como anda o seu relacionamento com ele?
EUDES CALDAS - Exceto a relação de ordem pessoal, que por uma questão de civilidade deve ser respeitada de parte a parte, não existe relação politica ou administrativa com o atual prefeito.
FOLHA DA CIDADE – Como o Sr. encarou a atitude dos vereadores Jorge Cavalcante (PSD) e Zezito Salu (PR), até então seus aliados, que votaram pela rejeição de suas contas na Câmara?
EUDES CALDAS - Eu acho que certas pessoas se comportam conforme o seu perfil. Mudam de posicionamento ao sabor de suas necessidades. Portanto, quem vai julgar suas atitudes e gestos é a população, no momento oportuno. De minha parte, estou com a consciência tranquila daquilo que fiz em favor do povo, não os deixando sem receber os direitos e obrigações que são inerentes ao administrador, tais como saúde, educação, inclusão social, etc.
FOLHA DA CIDADE – O Sr. vai de Dilma ou Eduardo para presidente em 2014?
EUDES CALDAS - O que se observa com clareza hoje é o descortinar de uma nova realidade política no horizonte, ou seja, pela sua capacidade de diálogo e articulação, o nome de Lula para presidente em 2014 surge com força incontrolável para atender a vontade do povo brasileiro.
FOLHA DA CIDADE – E para Governador do Estado? Seu correligionário, o senador Armando Monteiro (PTB), desta vez emplaca?
EUDES CALDAS - Armando é candidato com certeza em 2014, pois o seu projeto vem sendo discutido com o povo pernambucano desde que passou a andar pelo Estado colocando os seus reais propósitos do porquê almeja governar Pernambuco. Competência, capacidade administrativa e poder de articulação são qualidades que Armando sempre trouxe dentro de si. Por isso ele emplaca em 2014 como nosso futuro governador.
FOLHA DA CIDADE – Quais serão seus candidatos a deputados?
EUDES CALDAS - O ex-prefeito de Arcoverde Zeca Cavalcanti (PTB) para deputado federal e Rodrigo Novaes (PSD) para deputado estadual. Vamos votar neles para que possam viabilizar recursos em Brasília e Recife, a fim de impulsionarem cada vez mais o desenvolvimento da nossa Cabrobó.
FOLHA DA CIDADE – O projeto “Eudes deputado” foi adiado ou nunca existiu?
EUDES CALDAS - Existiu. Porém, devido aos novos fatos políticos ocorridos no Município, tivemos de arquivá-lo por algum tempo.
FOLHA DA CIDADE – Onde e como o Sr. estará na próxima eleição para prefeito?
EUDES CALDAS - Não devemos colocar a questão de 2016 antes do processo eleitoral de 2014. Vamos ter um pleito no ano vindouro. O seu resultado deverá servir de balizamento para todos aqueles que participam do processo politico. No momento estamos conversando e restabelecendo conversas com diversas lideranças locais que podem compor o quadro de postulantes no pleito de 2016.
FOLHA DA CIDADE – Sua vida politica continua muito intensa, mesmo longe do poder. Isso é uma demonstração de que o Sr. volta a ser candidato?
EUDES CALDAS - Praticamente não estou fazendo politica, estou apenas fazendo trabalho junto aos nossos correligionários do Vale do São Francisco para o engrandecimento do PTB.
FOLHA DA CIDADE – Algum recado especial?
EUDES CALDAS - Gostaria de aproveitar o espaço para agradecer a todos os cabroboenses que ficaram solidários comigo no episódio da votação das contas pela Câmara Municipal. Aproveito ainda, para fazer um agradecimento especial aos vereadores Barná Russo (PSD), Paulo Gonçalves (PT), Claudenor Novaes (PTB), Avanildo Barros (PP), Duda Caldas (PTB), Neguinho Truká (PSD) e Zé Nilson Novaes (PP) que ficaram a nosso favor quando da votação das nossas contas.
Engraçado as coisas da política em menos de 7 meses ex-prefeito e atual prefeito rompem. De aliados a inimigos, coisas da minha eterna Cabrobó. Que pena.
ResponderExcluirSó espero que eudes faça alguma coisa porque eu acho que sem auricelio ele também perdeu muitos aliados veja que estao todos com o prefeito será que estão espionando?
ResponderExcluirEstão por enquanto,pois o atual prefeito só se elegeu,porque o ex-prefeito Eudes Caldas pediu que votasse nele,inclusive eu.Não vai ter próxima vez para o atual prefeito ganhar,rsrs.
ExcluirTEM É QUE ROMPER FICHA SUJA É FICHA SUJA MEU VEI.
ResponderExcluirMazinha o rompimento foi porrque Eudes queria que Auricelio pagasse um rombo deixado por ele de mais de tres milhoes de reais,e Auricelio não podia fazer isso,o dinheiro é publico dona Mazinha,quem tirou que respona ou devollva,agora deixe Auricelio trabalkhar,só são seis meses e ja mostrou trabalho
ResponderExcluirDiga o senhor prefeito para pagar o retroativo dos professores que não é dele o dinheiro,pois é um direito dos professores.
ExcluirE isso sim é FATO quando o ministerio publico botar auricelio no ficha suja ai sim ele paga os direitos dos professores ligeirinho ligeirinho
Excluirmeu quem deve é quem tem que pagar o atual prefeito tem caráter nunca iria aceitar pagar contas dos outros sem comer e sem beber muito bem prefeito
ResponderExcluirSó que o débito dos professores do quadro é desse ano do mês de janeiro e de fevereiro de 2013.Prá vc vê o débito é dele.
ExcluirMeu bem o débito dos professores do quadro é do atual prefeito,pois o débito é de janeiro e fevereiro de 2013.É o retroativo do aumento do piso salarial.
ExcluirSe Auricelio abrir a boca e didsser o rombo que encontrou na prefeitura,e o que já pagou de débito de Eudes,voces vão ver que Eudes não é esse santo que voces estão achando,o rompimento é porque ele quer que Auricelio assuma um débito do saneamento de 1500,000,000,´é isso mesmo,hum milhão e quinnentos mil reais que a Codevasf esta cobranndo de Eudes,dinheiro desviado do saneamento,e auicelio não quiz e nem pode assumir,e isso o rompimento gente,voces não conhece os Caldas nao.
ResponderExcluirSe você se indentificassse quem sabe eu acreditaria em Você. Falar assim é fácio, né amigo? Quero ver confirmar essa hstoria cabulosa>
Excluirjo3dsom a verdade logo virá e voce vai saber onde está a verdade,Auricelio u dia vai dizer e mostrar o que sabemos,agora voce não fique sonhando com pessoas que voce bem conhece seu passado olitico,a verdade virá,aguarde,é so o dotor autorizar para tu v~e a bagaceira,espero que esse nome não seja ficticio,não posso agora me identificar pois sou funcionario da prefeitura e é antietico falar segredos profissionais,mais tudo que disse é verdade.
ResponderExcluirISSO E COMO A DIVINA COMEDIA DE DANTE. UM RESTO E RESTO;
ResponderExcluirEudes meu conterrâneo você é nosso ORGULHO é assim que se faz.
ResponderExcluirMuito bem Grande Tito, tenha orgulho dele mesmo, por conta de não saber administrar o bem público está inelegível até 2022. Voces que perderam as tetinhas vão procurando outro Eudes pra votar, porque o Caldas não é candidato nem a Conselheiro Tutelar.
ExcluirEudes conte com nosso apoio estamos do seu lado para o que der e vier, Você sabe que pode contar co migo parabéns pela maravilhosa entrevista você nãoo decepciona nunca.
ResponderExcluir
ResponderExcluirParabéns Eudes Caldas pela bela entrevista, e pode se candidatar para prefeito que você ganha de novo, porque eu estarei com você...
muinto bem eudes eu votei com vc e votarei denovo ass nilton
ResponderExcluirDr. Eudes, meu voto e seu. Eu só votei nesse dai porque foi seu candidato. Você foi a radio e disse e provou que não esta inelegível, esse dai fica falando que você deixou debito mas não prova nada e não vai na radio falar. Então Dr. Eudes eu voto no senhor em 2016. Eu e minha familia toda. Assinado: Antônio.
ResponderExcluirEUDES CALDAS,MEU VOTO E DE MINHA FAMÍLIA SERÁ SEU EM 2016.SÓ VOTEI NESSE ATUAL PREFEITO PORQUE VOCÊ PEDIU,MAS NÃO SE PREOCUPE,POIS ELE SÓ GANHOU ESSA PORQUE VC APOIOU.
ResponderExcluirAmigos baboezs,Eudes está no ficha suja,sabe o que é isso?va le? ou procure perguntar a quem sabe,ele esta INELEGIVEL ate 2022,ele está enganando voces dizendo que pode ser candidato,tudo mentira.
ResponderExcluirInelegível? Mais um que lê e não interpreta. Eu vou de Eudes em 2016.
ResponderExcluirO atual prefeito vai ser sempre ficha limpa: Não faz nada!
ResponderExcluirAté dezembro cabezas vão rolar nessa prefeitura. Ele não quer ser ficha limpa? VAI TER QUE DEMITIR!
ResponderExcluirEudes tundiz que suas contas foram reprovadas ,d voce sabe e fica enganando o povo dizendo que pode ser candidato,so se for a presidente de bairro,e olhe lá?a rejeiçao foi porque voce ultrapassou os 54% da Lei de Responsabilidade Fiscal,e o desvio de 350 mil reais da Previdencia dos pobres funcionarios,que voce arrecadou e desviou o dinheiro?e ainda deixou um rombo de 450 mil reais, que Auricelio está pagando,isso voce esqueceu de dizer na sua ENTREVISTA? e voce sabe que não é mentira,pois o Diario de Pernambuco publicou esse débito e eu tenho ele guardado quando chegar a hora ele aparece na cidade,não engane os seus apaixonados e diga a verdade.
ResponderExcluirEudes diga ao povo que voce não pode ser candidato até 2022, porque voce tá na ficha suja por conta de coisas erradas que voce fez na sua administração, e que seu candidato é seu filho ou Duda de Edgar. Não engane o povo mais uma vez. Cabrobó não merece ser engando.
ResponderExcluirDr. Eudes 2016, estamos com você.
ResponderExcluirEsse povo que lê, assiste e não interpreta deveria não comentar.
Ultrapassar limite de 54% da LRF não é crime, não é roubo e não torna ninguém inelegível.
Todas as previdências de Pernambuco sofrem do mesmo problema, ninguém roubou dinheiro do povo.
Mas o prefeito atual vai ter que demitir, a vai e é até dezembro. Vamos ver quem vai sobrar. Vamos ver.
O filho dele é um gato e se é gato eu voto, porque eu sou 14.
ResponderExcluirFilho de gato gatinho é, aí depois não se arrependa. Desde criança, eu já ouvia fulano é um gato, Mas, sabe qual o significado? Pegar o alheio escondido.
ExcluirVocê está acusando demais amigo procure entender o caso rejeição de contas não é só o que você pena seu desinformado.
ExcluirCoisa errada. kkkkkkk. Que coisa errada? Bobinho!
ResponderExcluirAuricelho vai se ficha limpa a vida todinha porque num fais nada.
ResponderExcluirkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Ficha limpa é as obras dele que não tem nenhuma kkkkkkkkk. Alguém aí mostre uma.
Excluirultrapassar os 54% nao é crime,nem torna inelegivel,mais ter tres prestações de contas rejeitadas pelo tribunal de contas e pela camara o torna inelegivel,recolher o dinheiro dos funcionarios e não pagar suas obrigações desviando o mesmo é o queamigo? procure no dicionario é FURTO.
ResponderExcluirMeu amigo voce está completamente equivocado e parece que nem sabe o que é um dicionário-- vai estudar meu que tu um dia comenta melhor.
ExcluirUltrapassar 54% não é crime, nem torna inelegível. Conta rejeitada não gera inelegibilidade meu caro, o que gera inelegibilidade é improbidade, sabe o que é isso? Isso não é dicionário não querido amigo, é LEI!
ResponderExcluirQuanto a sua acusação leviana de furto, deveria saber que todos os recolhimentos foram repassados. Faz um estudo superficial e tente compreender cálculo atuarial, quem sabe assim você entenda porque até a Previdência Social precisa de 54 Bilhões anuais do Governo Federal, ou porque quase todas as prefeituras de Pernambuco estão na mesma situação.
Mas a título de curiosidade: Arranca a folha de teu dicionário, porque se tivesse deixado de pagar obrigações com dinheiro recolhido seria apropriação indébita e não furto.
Precisando de mais alguma aula? Pode comentar, estou aqui pra te ajudar se precisar, pode contar comigo.
E vamos nessa, que o atual vai ter que demitir, ele tem medo de se tornar "ficha suja" pra garantir o emprego do povo.
Concordo plenamente, sua explicação foi perfeita.
ExcluirO que é interessante, é que tentam sujar o nome de Eudes, porque acham que Eudes impedido de se candidatar,ganharão outra eleição. Inocentes, O atual prefeito só ganhou porque Eudes apoiou. Ele não sabe governar. Cabrobó precisa de um administrador que sabe e faz, como Eudes. Eudes ama Cabrobó, quer ver o crescimento de todos que fazem parte dessa cidade. A zona rural de Cabrobó era esquecida, quando Eudes entrou enxergou a zona rural, e fez valer os direitos da população nela inserida. Sabe reconhecer as pessoas que são fiéis, mas não menospreza os que não conseguem enxergar que ele é o governante certo. É autêntico sem perder a ética. O que mais incomoda aos adversários é saber que nenhum político na história de Cabrobó será amado como Eudes. Fez tudo que lhe foi possível para atender as necessidades da população cabroboense, o impossível ele não fez,que era roubar, ele não roubou. Tem família,amigos, admiradores, capacidade,competência, garra, experiência, humildade, honestidade, força de vontade, coragem,inteligência, serviço prestado. Que Deus lhe dê saúde, para continuar na jornada, porque sinceramente, não é Eudes quem precisa da prefeitura de Cabrobó, é a cidade que precisa dele. Gosto muitíssimo dele, e só quero o seu bem. Que Deus o abençoe!
ResponderExcluirporque o meu comentário não foi publicado?
ResponderExcluirInsultos e acusações anônimas não serão permitidas. No mais, pode comentar à vontade.
ExcluirAbs.
Cláudio Angelim - editor
Vê aí no dicionário desses últimos anÔnimos se vocês encontram o dinheiro da venda da antiga garagem da prefeitura. Pois é, o prefeito ficha suja, vendeu a garagem e comprometeu-se, através de documento, perante o legislativo municipal que o recurso seria empregado na construção da nova garagem, mas para surpresa geral o dinheiro SUMIU. Será que o GATO COMEU? Vamos esclarecer outras coisas aos que dizem que Auricélio só ganhou porque Eudes o apoiou:1- Eudes foi quem chamou Auricélio pra apoiá-lo(não tinha candidato do seu lado para enfrentá-lo).2-A vida de Eudes tá complicada sim, tem que devolver dinheiro a Codevasf,dinheiro do transporte escolar, este da garagem, além de sérios problemas com a previdência do município. Gente é muita coisa, é sujeito terminar em cadeia mesmo.
ResponderExcluirBota a equipe pra trabalhar mais e falar menos Dr.
ResponderExcluirEu fico até imaginando se esse povo que vem aqui falar transformasse isso em vontade de trabalhar, aí seria bom, mas não, querem viver sugando. Cuidado, tem lugar na zona rural que já tão falando que esse governo parece com um que teve aí no passado. TRABALHO NADA! Vamos calar a boquinha e TRABALHAR, pra despedida em 2016 ser bonita. É prefeito pra um mandato só. POLÍTICA ZERO!